5 Slides sobre Mobile Marketing que valem a pena

Facebook revela estratégias para se popularizar no ambiente mobile, dentre elas o Facebook Zero. Com a mobile web, o futuro da rede social é ser móvel e ubíqua.
Facebook: novas estratégias para atingir o mercado mobile
9 de março de 2010
Branded Apps no PRÓ-PESQ PP
23 de agosto de 2010

Há algum tempo que vivemos a iminência de um “ano do mobile marketing”, mas ele nunca chega. Normal, penso que não haverá um “ano do mobile marketing” e sim sua incorporação, cada vez maior, no nosso cotidiano. Grandes mudanças não ocorrem da noite para o dia – e é difícil enxergar um mudança deste porte quando somos parte integrante do processo.

Nos últimos anos, vivenciamos uma expansão incrível da presença do ambiente mobile na vida das pessoas. Há algum tempo venho reunindo material sobre este fenômeno em diversos meios. Hoje, revisando, vejo que as apresentações sobre mobile marketing que arquivei meus favoritos do SlideShare são muito interessantes – ainda que não contenham profundidade teórica, demonstrar de forma completa e, ao mesmo tempo, sintética o fenômeno.

A primeira é uma apresentação realizada por Fabiano Coura (http://twitter.com/FabianoCoura) na Intercon 2009. Os slides são muito completos, abordando assuntos como o crescimento do mercado de smartphones (e o crescimento absurdo do mindshare da Apple depois do iPhone) até as características do mobile marketing e a realidade do mercado brasileiro – tudo isso em detalhes e numa linguagem bastante didática.

Além de ser visualmente muito bem trabalhada, esta apresentação do Marcelo Castelo destaca o papel dos telefones celulares enquanto ferramenta de comunicação interativa – o contextualizando no Brasil. Ele apresenta alguns dos tipos de produtos de comunicação que podem ser construídos para o ambiente mobile e o objetivo de cada um deles, tudo ilustrado por pequenos estudos de caso. Apesar da apresentação ser sobre o uso do celular em campanhas políticas, o conteúdo é aplicável para qualquer outro mercado.

A Praesto Convergence , uma empresa que desenvolve soluções para mobile marketing, reuniu uma grande quantidade de cases, explicados e comentados, nesta apresentação de slides. Apesar de não explicar cada tecnologia, são citadas e exemplificadas campanhas e produtos envolvendo diversas delas, inclusive seus cruzamentos.

Esta apresentação do Rudy De Waele faz uma boa introdução ao ambiente mobile, sua relação com a web 2.0 e explica as mudanças que o destacaram nos últimos tempos. Um ponto muito positivo da apresentação é o detalhamento dos recursos e serviços que os aparelhos celulares mais novos oferecem e como eles estão sendo utilizados hoje – além de apresentar algumas tendências para o futuro.

Apesar de ter sido feita em 2007, esta apresentação continua bastante atual, principalmente porque ressalta a necessidade de engajar o usuário na sua ação de mobile marketing e prover-lhe experiências diferenciadas, envolvendo a marca – algo que muitas destas ações tentam fazer até hoje, algumas sem muito sucesso.

Ainda há várias outras apresentações de slides muitos boas sobre mobile marketing, não as destaquei aqui pois boa parte delas se concentram em particularidades do ambiente mobile – ou aspectos do mobile marketing ainda mais específicos do que os abordados acima. Ainda assim, não posso deixar de citar: Mobile Social Contextual Applications & Services, Mobile Marketing Trends 2010, Mobile Marketing – Estratégias de Marketing Digital (Out 09), Mobile Marketing: cases de publicidade em DHMCM e Mobile Trends 2020 – destaco este último pelo seu valor imaginativo; apesar de apontar tendências do ambiente mobile até 2020, algumas que ainda nos parecem totalmente irreais, é possível perceber algumas das coisas que são apontadas já estão despontando.

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

2 Comentários

  1. Pedro disse:

    Acrescento ainda as duas apresentações de Terence Reis sobre o assunto:

    http://bit.ly/d5Upfn e http://bit.ly/996lq6

  2. Ian Castro disse:

    Acréscimos bem interessantes estes, com certeza.
    Gostei, especialmente, do primeiro slide, Mídia e Dispositivos Móveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *