O Delicious, site de social bookmarking, pode acabar. Conheça 125 sites de social bookmarking para substituir o serviço e salvar os seus favoritos online.
Delicious no more: 125 sites de social bookmarking
23 de dezembro de 2010
Monitoramento de Mídias Sociais aplicado a Instituições de Ensino nas Redes Sociais
28 de agosto de 2012

No dia 09 de Abril aconteceu o Seminário de Marketing em Redes Sociais, promovido pela CampiDigital (rede de aprendizado de comunicação digital da qual participo), e eu fui convidado para falar um pouco sobre Social Media Optimization (SMO) – que é, basicamente, a instituição de práticas e métodos para converter a atividade em mídias sociais em tráfego para o conteúdo de um site e de uma marca.

O conceito de Social Media Optimization é relativamente novo. Ele foi apresentado pela primeira vez em 2006, por Rohit Bhargava no Influential Marketing Blog, e construído colaborativamente a partir de adições de outros especialistas de Social Media Marketing. Porém, a evolução das práticas e ferramentas de marketing em mídias e redes sociais conduzem à uma constante complementação e reinterpretação do conceito, de forma que seu significado não está consolidado entre os pesquisadores e profissionais de marketing digital. A minha palestra no Seminário de Marketing em Redes Sociais foi uma tentativa de aprofundar um pouco a reflexão teórica sobre o conceito de Social Media Optimization e o que ele abrange.

 

eBook sobre Social Media Optimization

O constante estado “beta” é um dos motivos que me fizeram escolher trabalhar com marketing em mídias sociais. Alguns chamam de terrrítório desconhecido, ou até perigoso; eu prefiro chamar de território fértil. É um território com mais perguntas que respostas; no qual é produzido e compartilhado conhecimento e o qual serve como meio para veiculação, permuta e atualização deste conhecimento. Esta é a beleza desta área.

Como parte desta constante atualização de conhecimento, a CampiDigital está conduzindo a criação de um eBook sobre Social Media Optimization. Mantendo o espírito colaborativo do primeiro texto de Rohit Bhargava, é proposta a revisão coletiva das regras de Social Media Optimization (e a sua compilação em um eBook) a partir da expertise da nossa comunidade de marketing em mídias sociais: fundamentação teoóica, acréscimo de comentários pertinentes, detalhamento de conceitos menos explorados, exemplos de nossas vivências profissionais, entre outros.

Conheça o projeto e participe!

 

Palestras do Seminário de Marketing em Redes Sociais

O Seminário de Marketing em Redes Sociais foi muito interessante e a participação do público veio também através das redes sociais, o que fez o evento ficar várias vezes entre os Trending Topics de Salvador – com um número de impressões da hashtag #CampiDigital que passou dos 200 mil (veja o relatório de monitoramento). Confira as palestras dos colegas profissionais da área:

Social Media Optimization - SMO (Mídias Sociais )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *