Marketing Digital: Blog Intermídias

O QUE É E COMO MELHORAR O ÍNDICE DE QUALIDADE – ADWORDS

Alan Coelho 8 de novembro de 2012 Mídias Sociais Nenhum Comentário

Assim como o CPC Máximo (lance máximo que você está disposto a pagar por um clique ), o Índice de Qualidade (IQ) é uma das variáveis que agrega fatores responsáveis por determinar a posição do seu anúncio em uma campanha criada no Google Adwords. De forma sucinta, o Índice de Qualidade é uma nota gerada pelo Google, de 0 a 10, que irá determinar se a sua campanha é mesmo relevante para o usuário.

   

O QUE É E COMO MELHORAR O ÍNDICE DE QUALIDADE   ADWORDS midias sociais marketing  o que é índice de qualidade índice de qualidade

Mas por que a campanha e não o anúncio?

Porque para calcular o IQ o Google leva uma série de fatores em consideração. Vejamos os mais importantes que o próprio buscador disponibiliza na sua central de ajuda do AdWords:

A CTR (Click-through) anterior de sua palavra-chave: com que frequência essa palavra-chave gerou cliques em seu anúncio;

O histórico de sua conta: a CTR geral de todos os anúncios e palavras-chave em sua conta;

A qualidade de sua página de destino: qual é a relevância, transparência e facilidade de navegação de sua página;

A relevância de sua palavra-chave para o anúncio: qual é a relevância de sua palavra-chave para seus anúncios;

Desempenho geográfico: o desempenho de sua conta nas regiões segmentadas;

Seus dispositivos segmentados: como está o desempenho de seus anúncios em diferentes tipos de dispositivos, como computadores/laptops, celulares e tablets (você recebe diferentes Índices de qualidade para diferentes tipos de dispositivo);

Mas dois desses fatores merecem ser aprofundados. Vamos a eles.

Como melhorar o Índice de Qualidade?

1 – O histórico de sua conta.

Pois é! Você deve estar pensando, então se eu tiver um histórico ruim de campanhas na minha conta é melhor eu deletar e iniciar outra? Correto! O Google sempre irá avaliar o seu histórico e se você já teve campanhas ruins naquela conta, isso influenciará na sua nova campanha.

Além disso, quando falamos do histórico da conta, o Google também está levando em consideração o histórico do seu CTR  que por sinal, é um dos fatores mais importantes que influenciam diretamente no Índice de Qualidade.

Dica: crie sempre uma conta diferente para cada cliente. Assim, se você não se sair muito bem em uma das campanhas, basta deletar aquela conta específica e iniciar outra sem afetar os demais clientes e campanhas.
Eu sei, eu sei, desta forma você terá inúmeras contas, logins e senhas. Mas pode ficar tranquilo, o Google também já pensou nisso. Para facilitar o gerenciamento de todas as contas, você pode unificá-las através da Minha Central de Cliente (MCC).

2 – A relevância de sua palavra-chave para o anúncio.

Ou seja, vamos supor que você realizou a seguinte busca no Google: “tênis adidas”. Se você criou um grupo de anúncios para tênis adidas, este termo deve aparecer no seu anúncio. Isso tornará o seu anúncio mais relevante já que você está usando a palavra-chave buscada nele. Isso influenciará no seu Índice de Qualidade e também irá destacar seu anúncio já que o Google negrita todas as palavras pesquisadas.

Dica: O ideal é utilizar a palavra-chave no título, na URL de visualização e, se possível, uma vez no corpo do anúncio. Assim, quando a pessoa buscar por “tênis Adidas” você terá o termo negritado 3 vezes no seu anúncio, além de estar mostrando ao Google que seu anúncio é totalmente relevante para aquele termo.

Bem, resolvi falar um pouco mais sobre esses dois fatores porque segundo o Conrado Adolpho, se fôssemos atribuir pesos a todos aqueles supracitados o ranking seria assim:

  1. CTR (50 a 60% do IQ é influenciado pelo CTR).
  2. Relevância da palavra-chave para o anúncio.
  3. Landing Page

Ok! Agora que você já aprendeu o que é Índice de Qualidade, ou não, e os fatores que são levados em consideração no seu cálculo, não saia correndo para ver os seus índices, Keep Calm and você ainda precisa saber como habilitar essa coluna na plataforma do AdWords.

Como habilitar o atributo Índice de Qualidade?

1- Clique no menu suspenso Colunas na barra de ferramentas acima da tabela de estatísticas.

2- Selecione Personalizar colunas.

3- Selecione Atributos.

4- Clique em Adicionar ao lado de Índice de qualidade.

5- Clique em Salvar.

6- Pronto. Agora pra ter certeza de que o número que está aparecendo é o verdadeiro, basta você curtir este post

O QUE É E COMO MELHORAR O ÍNDICE DE QUALIDADE   ADWORDS midias sociais marketing  o que é índice de qualidade índice de qualidade

É isso aí! Tranquilo, não? Agora SÓ resta você convencer seu cliente a fazer Links Patrocinados… Quer uma ajudinha? É só entrar em contato O QUE É E COMO MELHORAR O ÍNDICE DE QUALIDADE   ADWORDS midias sociais marketing  o que é índice de qualidade índice de qualidade

 


O QUE É E COMO MELHORAR O ÍNDICE DE QUALIDADE   ADWORDS midias sociais marketing  o que é índice de qualidade índice de qualidade

Quem é Alan Coelho

Alan Coelho é Formado em Comunicação com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Salvador (UNIFACS), atua na área de Planejamento Digital na agência Nuve. Atualmente trabalha como Estrategista de Mídias Sociais e Analista de SEO. Grande fã da área digital desenvolve estudos na área de SEO, Design, e Usabilidade.

Ler não é o suficiente, comente!