Delicious no more: 125 sites de social bookmarking

Ian Castro, @iancsouza, listado entre as referências nacionais em mídias sociais no livro “A Revolução das Mídias Sociais”, de André Telles.
Referência Nacional em Mídias Sociais
26 de julho de 2010
Social Media Optimization – SMO
25 de Abril de 2011

O Delicious é um dos serviços de social bookmarking mais populares do mundo. Recorrendo às palavras do livro Blogs.com (organizado por Adriana Amaral, Raquel Recuero e Sandra Montardo), o Delicious é um sistema baseado em folksonomia que corresponde perfeitamente às “características da web 2.0 e atende aos princípios de cooperação apontados por Tim O’Reilly (2005) como alicerces desta nova fase da web: a) arquitetura de participação; b) aproveitamento da inteligência coletiva; c) riqueza decorrente da experiência dos usuários; e d) crença nos usuários como co-desenvolvedores.” (pg. 248)

O futuro do Delicious

Delicious no more: 125 sites de social bookmarking (Mídias Sociais )Ainda não há confirmação sobre a manutenção (ou não) do Delicious, mas é fato que o seu futuro é incerto. Uma vez que os bookmarks (vulgo favoritos) de cada indivíduo são dados valiosos, pois revelam como ele decifra a web (como ele a lê, a entende, a registra), aqueles que fazem uso do Delicious não podem deixar todos este esforço para trás.

O primeiro passo para garantir que estes dados não se percam é fazer o download do seu banco de links e reaver seus favoritos. Depois disso é hora de escolher outro serviço de social bookmarking para substituir (ou servir como backup) do Delicious.

3 serviços de social bookmarking para substituir o Delicious

O Loren Baker, editor do Search Engine Journal, criou uma lista com 125 sites de social bookmarking. Uma vez que a funcionalidade e a experiência do usuário são fatores que devem ser priorizados em serviços como este, foram destacados os serviços mais populares e aptos a substituir o Delicious:

  1. Google Bookmarks: O Google Bookmarks é um sistema simples de social bookmarking, ele permite marcar sites através da barra de ferramentas do Google e estes sites ficarão armazenados e disponíveis para acesso em qualquer outro lugar no qual você faça login. Uma vez que o Google está valorizando cada vez mais os resultados “sociais”, então é possível que o Google Bookmarks tenha algum tipo de influência de SEO no posicionamento de um site.
  2. StumbleUpon: O site é uma mistura curiosa entre serviços de social bookmarking, votação de links e notícias, estabelecimento de relações sociais, navegação e busca na web, além de plataforma de blogging.
  3. XMarks: É um serviço de sincronização de bookmarks multiplataforma – compatível com Internet Eplorer, Firefox, Chrome, Safári, iOS e Android. O serviço também permite buscar de forma bastante segmentada por sites favoritados por outros usuários.

Mais 14 bons sites para social bookmarking

Há também muitos outros sites de social bookmarking que desempenham a função de forma satisfatória – alguns até com recursos bem particulares e interessantes. Foram selecionados, na listagem feita por Baker, 14 serviços promissores de social bookmarking:

  1. Barksbookmarks: Site que combina social bookmarking, blog, RSS, e controle editorial não-hierárquico.
  2. Blinklist: Site de social bookmarking especializado em três áreas: tecnologia, mídia e marketing. O site possui uma interface muito amigável para o usuário, oferecendo a possibilidade de colocar tags e comentários em qualquer página da web.
  3. Blurpalicious: Mais um serviço simples e fácil de social bookmarking.
  4. Bookmax: Serviço básico de social bookmarking que permite registrar seus favoritos para acessá-los de qualquer lugar que você esteja.
  5. Cloudytags: Serviço de social bookmarketing com um sistema de análise de palavras que se conecta ás páginas registradas e sugere as palavras-chave que a definem.
  6. Connectedy: Permite que o usuário crie um diretório pessoal online de links. É um serviço de social bookmarking comum que permite que o usuário os categorize de forma que faça sentido para ele.
  7. Diigo: Serviço de social bookmarking “com esteroides”, como ele mesmo se define.
  8. Linkagogo: Serviço (e aplicativo) de social bookmarking que conta com duas barras de ferramentas dinâmicas, que se adaptam automaticamente aos sites visitados.
  9. Markaboo: Serviço de bookmarking que permite salvar sites, arquivos e notas do seu browser, e –mail e telefone celular.
  10. MyBookmarks: Serviço de social bookmarking simples, porém popular por sua adequação tanto para usuários domésticos quanto corporativos.
  11. Sitebar: Outro serviço de social bookmarking comum.
  12. Startaid: É um serviço que permite descrever e categorizar sites enquanto os salva online, porém foi observado que ele possui bastante relevância para o Gooogle e outros mecanismos de busca.
  13. Technorati: Serviço muito completo que abrange não apenas armazenamento e votação de links, mas uma segmentação enorme destes links.
  14. Wirefan: Sites que agrega serviços de social bookmarking e submissão de artigos para votação.

125 sites de social bookmarking para SEO

Delicious no more: 125 sites de social bookmarking (Mídias Sociais )Uma vez que o Loren Baker é editor do Search Engine Journal, a lista original possui muitas referencias à SEO: quais sites de social bookmarking ranqueiam melhor, quais deles geram muito tráfego, entre outros. Então é recomendável conferir a lista completa, com todos os 125 sites de social bookmarking, para ter acesso à estas informações específicas sobre SEO e outros serviços que foram excluídos desta seleção.

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

2 Comentários

  1. Ian, conheces alguma lista destes sites só para a esfera portuguesa?

  2. lucyke disse:

    como usar esses sites?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *