Entendendo melhor Hospedagem de Sites: Uptime do Servidor
2 de dezembro de 2014

Você sabe o que é o Painel de Controle de uma hospedagem de sites? É a central de administração de um site, onde ele é administrado, são criados usuários de FTP, bancos de dados, redirecionamentos, entre outros recursos fundamentais para a criação e otimização de sites. Se ainda não conhece o Painel de Controle de uma hospedagem de sites, vai conhecer agora: seja bem vindo à série Entendendo melhor Hospedagem de Sites.

 

Entendendo melhor Hospedagem de Sites:

um dicionário de termos técnicos para você!

Uma das primeiras dúvidas que você terá quando estiver criando um site para você, ou para sua empresa, é sobre hospedagem de sites. O que é hospedagem de sites? Qual é o melhor site de hospedagem? O que é Painel de Controle? Hospedagem compartilhada é uma boa opção? Onde encontro o DNS? Como uso o FTP? Onde ficam as Permissões de Arquivos? E o IMAP? O POP3? O que é SMTP mesmo?

Calma! Ter dúvidas como estas é muito comum quando você ainda está se familiarizando com a criação/manutenção de sites e blogs e foi exatamente por isso que criei esta seção do blog, um verdadeiro dicionário de termos técnicos. As publicações da série Entendendo melhor Hospedagem de Sites vão definir e explicar termos técnicos e serviços relacionados à hospedagem de sites, como: quais são os tipos de hospedagem de sites disponíveis, quais são os recursos necessários de uma hospedagem de sites, como uma melhor hospedagem de sites afeta a otimização de sites… tudo aquilo que você gostaria de saber, mas ainda não sabe. Vamos lá!

 

Painel de Controle da Hospedagem

O Painel de Controle é o ambiente disponibilizado pelo site de hospedagem para que você gerencie todos os aspectos do seu site. É uma interface web, fornecida por qualquer uma das melhores empresas de hospedagem, que permite que os usuários administrem funcionalidades como: acesso aos registros do servidor, detalhes do espaço utilizado e espaço disponível, configuração da conta de e-mail, manutenção das contas FTP de usuário, administração do banco de dados, análise de acessos diários, entre vários outros recursos. Com acesso fácil a todas essas informações em mãos, o webmaster pode balizar sua rotina de manutenção do site.

 

[symple_box color=”yellow” fade_in=”false” float=”center” text_align=”center” width=””]

Confira as 10 melhores empresas de Hospedagem de Sites

Procurando uma empresa de hospedagem de sites e não sabe por onde começar?
Ao longo de alguns anos de mercado de marketing digital e otimização de sites, lidei com diversas empresas de hospedagem de sites do Brasil, avaliei seus serviços e criei um ranking com as 10 melhores empresas de hospedagem de sites.

[symple_button url=”http://www.intermidias.com.br/hospedagem-de-sites-10-melhores-empresas/” color=”orange” size=”large” border_radius=”5px” target=”blank” rel=”” icon_left=”” icon_right=””]Conferir ranking![/symple_button]
[/symple_box]

 

Grande parte dos profissionais da área considera o cPanel um dos mais populares sistemas de gerenciamento de sites, pois ele é prático e simples e usar. O cPanel apresenta uma interface gráfica que divide as funções por sessões, organizando a informações e deixando ela mais acessível – a interface é intuitiva, o que permite que até mesmo pessoas com pouco conhecimento na área consigam utilizá-lo com eficiência e segurança. Além disso, ele é estável e seguro. Vou mostrar para vocês o cPanel daqui do blog Intermídias, que é hospedado na HostGator, para que você conheça a interface e entenda os principais recursos disponíveis na página inicial do cPanel. Preste atenção das áreas e seus respectivos números:

Entendendo melhor Hospedagem de Sites: Painel de Controle (Entendendo melhor Hospedagem de Sites )

1. HostGator links: nesta caixa você tem acesso a links úteis para serviços da HostGator (registro de domínio, templates, liberação de SSH), além de ter acesso direto ao suporte técnico, formulários e sistema financeiro.

2. Preferências: a caixa apresenta os recursos básicos que todo usuário iniciante precisa para começar a gerenciar seu site. Nela você encontra o link para o Assistente de Instruções de Operação, que auxilia nos primeiros passos como usuário do cPanel (configurações do painel, senhas, entre outros detalhes importantes). Outro link dá acesso à página de Tutoriais em vídeo. Algumas configurações importantes são realizadas através dos links desta caixa, como alterar senha, alterar estilo, alterar idioma, assim como atalhos e atualizar informações de contato.

3. SEO and Marketing Tools: apresenta as ferramentas disponíveis para otimizar seu site/blog para mecanismos de busca (SEO), assim como desenvolver campanhas de link building e criar um mapa do site. A caixa traz, também, links para os principais serviços do Google, bem como análise de tráfego do site.

4. Domínios: permite o gerenciamento de subdomínios, domínios suplementares e domínios estacionados. Traz, ainda, funções para redirecionar um domínio e fazer alterações (simples e avançadas) na zona DNS.

5. Correio: a caixa reúne todas as funções ligadas a contas de e-mail. Nos links disponíveis nesta aba é possível realizar várias ações, como adicionar, editar e remover contas POP3/IMAP, criar listas, configurar respostas automáticas e redirecionamentos, bloquear e-mails indesejados, habilitar o SpamAssassin (que é um sistema anti-spam), definir um endereço pega-tudo (precisa de liberação junto ao suporte da HostGator), entre outras opções.

6. Banco de dados: dá acesso aos bancos de dados MySQL e suas opções, além de disponibilizar o phpMyAdmin, que é um manipulador de banco de dados através do navegador.

7. Software/serviços: acesso aos instaladores Fantastico e Quick Install, além de uma série de outros softwares e serviços que a HostGator oferece, como CloudFare, Ruby on Rail, configurações PHP, Centro CGI, entre outros.

8. Arquivos: reúne as funções ligadas a backups, gerenciador de arquivos e de espaço em disco, controle de contas FTP, FTP anônimo, assim como outras opções.

9. Avançada: reúne funções de gerenciadores de Apache, de imagens, de índices, ferramentas de rede, além de configuração de páginas de erro. Traz, também, extensões FrontPage, templates, tarefas cron, além de uma série de outras funções avançadas.

10. Logs: funções permitem o acesso a estatísticas sobre os visitantes do seu site, além de integração com o Google Analytics. Permite visualizar o uso da largura de banda do site, assim como visualizar logs de erros.

11. Segurança: reúne uma série de funções ligadas à segurança do site, como diretórios com proteção de senha, gerenciamento de bloqueio de faixas de IP, proteção de hotlinks, além de um esquema de criptografia.

12. Informações da conta/site: apresenta um resumo das informações sobre a conta e o site. Traz dados sobre tráfego do site, backups, estatísticas de uso da conta, além de informações gerais da conta, como plano contratado, servidor no qual o site/blog está hospedado, IP, entre outros detalhes.

[symple_box color=”blue” fade_in=”false” float=”center” text_align=”center” width=””]

Como escolher a melhor hospedagem de sites para você

Em dúvida sobre qual é a hospedagem de sites mais adequada para você?
Veja aqui um guia didático de como escolher a hospedagem de site com melhor segurança, estrutura de atendimento e suporte técnico para seu site.

[symple_button url=”http://www.intermidias.com.br/como-escolher-a-melhor-hospedagem-de-sites/” color=”blue” size=”large” border_radius=”5px” target=”blank” rel=”” icon_left=”” icon_right=””]Ver guia para escolha da melhor hospedagem[/symple_button]
[/symple_box]

 

Ainda tem dúvidas? Comente!

Bem, agora você já sabe o que é o Painel de Controle de uma hospedagem de sites e o que encontrar nele. Você ainda tem dúvidas sobre hospedagem de site? Basta comentar neste post qual o termo que você ainda não compreende muito bem e posso esclarecer ele para você no próximo post do Entendendo melhor Hospedagem de Sites, que tal?

Me ajude a construir um dicionário de hospedagem de sites rico e útil para todos!

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *