Entendendo melhor Hospedagem de Sites: Uptime do Servidor
2 de dezembro de 2014

Você sabe o que é FTP e porque você deve se preocupar com isso? Basicamente são protocolos (procedimentos) para transferência de arquivos – na verdade, são há dois protocolos mais utilizados: o FTP (File Transfer Protocol) e o sFTP (Secure File Transfer Protocol). Se ainda não conhece o FTP em uma hospedagem de sites, vai conhecer agora: seja bem vindo de volta à série Entendendo melhor Hospedagem de Sites.

 

Entendendo melhor Hospedagem de Sites:

um dicionário de termos técnicos para você!

Uma das primeiras dúvidas que você terá quando estiver criando um site para você, ou para sua empresa, é sobre hospedagem de sites. O que é hospedagem de sites? Qual é o melhor site de hospedagem? O que é Painel de Controle? Hospedagem compartilhada é uma boa opção? Onde encontro o DNS? Como uso o FTP? Onde ficam as Permissões de Arquivos? E o IMAP? O POP3? O que é SMTP mesmo?

Calma! Ter dúvidas como estas é muito comum quando você ainda está se familiarizando com a criação/manutenção de sites e blogs e foi exatamente por isso que criei esta seção do blog, um verdadeiro dicionário de termos técnicos. As publicações da série Entendendo melhor Hospedagem de Sites vão definir e explicar termos técnicos e serviços relacionados à hospedagem de sites, como: quais são os tipos de hospedagem de sites disponíveis, quais são os recursos necessários de uma hospedagem de sites, como uma melhor hospedagem de sites afeta a otimização de sites… tudo aquilo que você gostaria de saber, mas ainda não sabe. Vamos lá!

 

O que são os protocolos FTP e sFTP?

A transferência de arquivos entre a máquina local (a sua, por exemplo) e o servidor de arquivos (a sua hospedagem de sites) é realizada através de uma conexão que exige um programa específico – um cliente de FTP. Fazendo uma analogia bem básica, é como se estivéssemos falando se uma conversa entre duas pessoas que falam línguas diferentes: a conexão feita entre o seu computador e o servidor de arquivos é a conversa em si e o protocolo de arquivos (FTP ou sFTP) é a língua que eles devem falar em comum para que possam se entender (seria o inglês atualmente). É através desta “conversa”, através destes protocolos de transferência, que arquivos são enviados (ou recebido) do seu computador para o seu site. Os protocolos de transferência de arquivos mais utilizados são o FTP (File Transfer Protocol) e o sFTP (Secure File Transfer Protocol).

 

FTP (File Transfer Protocol)

Apesar do próprio termo “FTP” ser uma sigla pra File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos, em português), na verdade o nome do protocolo utilizado para transferência de arquivos é o RFC 959 – uma evolução do RFC 114, criado há mais de 40 anos atrás. Basicamente, o protocolo FTP transfere arquivos a partir de comandos e dados – utilizando um canal para cada uma destas coisas.

O canal de comando intermedia apenas a comunicação entre os dispositivos – literalmente, comandos sobre as operações de arquivos que devem ser feitas, como os comandos são o USER e PASS, geralmente utilizados para autenticação. O canal de comando pode ser aberto pelo usuário e permanecerá aberto até o comando QUIT ser enviado – além de perda de conexão ou simplesmente falta de atividade.

Já canal de dados é onde toda a mágica acontece: é através dele que os arquivos são efetivamente enviados e/ou recebidos. Diferente do canal de comando, o canal de dados funciona por demanda, ou seja, ele é aberto apenas quando transferências estão ocorrendo, caso contrário ele é fechado automatica e imediatamente. Quando aberto pelo servidor, ele ficará no modo passivo (apenas recebendo dados); se aberto pelo usuário, o canal entrará no modo ativo (podendo enviar dados).

Não há muito mais o que explicar aqui, eu até poderia falar de todos os comandos disponíveis no FTP (o LIST para listar o diretório de um servidor), o STOR para fazer upload de arquivos, o RETR para fazer download de arquivos, entre outros), mas isso é completamente desnecessário: com o auxílio de um cliente de FTP, com o Filezilla, você pode fazer estas operações em uma interface gráfica (como a mostrada abaixo) – é tão fácil quanto operar o Windows Explorer (do Windows) ou o Finder (do Mac OS X).

Entendendo melhor Hospedagem de Sites: FTP (Entendendo melhor Hospedagem de Sites )
[symple_box color=”yellow” fade_in=”false” float=”center” text_align=”center” width=””]

Confira as 10 melhores empresas de Hospedagem de Sites

Procurando uma empresa de hospedagem de sites e não sabe por onde começar?
Ao longo de alguns anos de mercado de marketing digital e otimização de sites, lidei com diversas empresas de hospedagem de sites do Brasil, avaliei seus serviços e criei um ranking com as 10 melhores empresas de hospedagem de sites.

[symple_button url=”http://www.intermidias.com.br/hospedagem-de-sites-10-melhores-empresas/” color=”orange” size=”large” border_radius=”5px” target=”blank” rel=”” icon_left=”” icon_right=””]Conferir ranking![/symple_button]
[/symple_box]

 

sFTP (Secure File Transfer Protocol)

Entendendo melhor Hospedagem de Sites: FTP (Entendendo melhor Hospedagem de Sites )A grande diferença do FTP para o sFTP é a criptografia. Transferências de arquivos feitas através do FTP não são criptografadas, ou seja, os arquivos transferidos podem ser interceptados. Calma, isso é apenas uma possibilidade! Inclusive, ao longo de muitos anos isso não foi uma preocupação para muita gente, mas ultimamente a segurança da informação na internet tem se transformado em um problema real para grandes empresas. Exatamente por isso surgiu o sFTP, o FTP seguro. O sFTP é apenas o protocolo FTP com a capacidade de criptografar os arquivos e algumas outras medidas de segurança, como: uso de um canal ao invés de dois (comandos e dados); e verificação do servidor que receberá ou enviará o arquivo antes da conexão ser estabelecida, para ter certeza que este servidor é aquele que, de fato, deveria estar recebendo/enviando os arquivos.

 

[symple_box color=”blue” fade_in=”false” float=”center” text_align=”center” width=””]

Como escolher a melhor hospedagem de sites para você

Em dúvida sobre qual é a hospedagem de sites mais adequada para você?
Veja aqui um guia didático de como escolher a hospedagem de site com melhor segurança, estrutura de atendimento e suporte técnico para seu site.

[symple_button url=”http://www.intermidias.com.br/como-escolher-a-melhor-hospedagem-de-sites/” color=”blue” size=”large” border_radius=”5px” target=”blank” rel=”” icon_left=”” icon_right=””]Ver guia para escolha da melhor hospedagem[/symple_button]
[/symple_box]

 

Ainda tem dúvidas? Comente!

Bem, agora você já sabe o que é FTP em uma hospedagem de sites e para que ele serve. Você ainda tem dúvidas sobre hospedagem de site? Basta comentar neste post qual o termo que você ainda não compreende muito bem e posso esclarecer ele para você no próximo post do Entendendo melhor Hospedagem de Sites, que tal?

Me ajude a construir um dicionário de hospedagem de sites rico e útil para todos!

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *