Relacionamento com Cliente: Um processo de melhoria contínua

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Não acreditamos em “chave do sucesso” ou “fórmula mágica” para alcançar resultados. Acreditamos em estratégias bem definidas e processos bem claros, por isso, seja qual for o segmento do seu negócio, invista no relacionamento com cliente.

As empresas que querem se destacar neste mercado competitivo, precisam tornar o seu ATUAL cliente o principal ativo do seu negócio. Isso se dá por dois motivos, são eles: este consumidor já contratou a sua marca uma vez, então ele está gerando receita atualmente para o seu negócio, cuide disso!

E como ele já é cliente, será mais fácil impacta-lo novamente, pois ele já conhece a forma que seu time opera e já possui confiança em seu portfólio de produtos e/ou serviços.

Todo tipo de relacionamento, seja ele com o cliente ou não, envolve respeito, comunicação e convivência, por isso não seja afoito na hora de convencer aquele possível consumidor que a sua solução é a melhor para ele. Verifique se de fato você conseguirá atender as suas expectativas e se será uma relação de confiança em ambas as partes, até porque não existirá nenhum tipo de relacionamento com aquele cliente que foi “empurrado” para a sua empresa. 

Pense o relacionamento com cliente como uma estratégia de negócio!

 

Relacionamento com Cliente: Um processo de melhoria contínua (Marketing Sem categoria )

 

Confira Agora Nossas Dicas para Melhorar a sua Gestão de Relacionamento com Cliente

Com a ascensão tecnológica e o fácil acesso a meios digitais, houve uma significativa mudança no comportamento do consumidor, fazendo com que a jornada de compra seja mais facilmente analisada e rastreada.

E como não existe apenas um único caminho nesta jornada de compra, a sua estratégia de relacionamento com cliente precisa impactar de forma positiva todos os seus atuais e potenciais clientes para conseguir entregar a melhor experiência antes, durante e no pós-venda, pois dessa forma a sua empresa terá muito mais chances de tornar aquele consumidor fiel a sua marca.

 

Ok, mas como fazer isso?

A atual base de clientes deve ser aproveitada estrategicamente, portanto utilize-a para compreender melhor o público ideal da sua empresa. A partir de agora inicia-se a gestão de relacionamento com cliente:

 

  • Descubra quem são seus melhores clientes – Melhor cliente não necessariamente é aquele que paga o maior valor para a sua empresa, e sim aquele que possui o maior conjunto de qualidades do seu perfil ideal de cliente.
  • Avalie o perfil do seu cliente ideal – Exemplos de qualidades a serem analisadas:
  1. Este cliente faz parte de um segmento que a sua empresa quer se tornar referência como prestadora de serviço?
  2. Este cliente possui um equipe que lhe dará suporte para seu time desempenhar com excelência o que se propuseram a fazer?
  3. A sua solução de fato ajuda o negócio deste cliente? – Isso é fundamental porque em tempos difíceis a sua solução não será cortada imediatamente.
  4. Este cliente possui capacidade de pagamento? – A análise aqui é se o cliente atrasa para pagar ou fica ameaçando cortar a sua empresa da lista de fornecedores dele, etc.
  • Descubra suas reais necessidades – As vezes nem o próprio cliente sabe do que precisa, então pode acontecer de vocês estarem se esforçando para resolver um determinado problema que não necessariamente é um problema.
  • Verifique se a sua empresa está prestando um atendimento de qualidade em todas as etapas da jornada de compra. – Cordialidade, respeito e comunicação sem ruídos, são as palavras de ordem para um atendimento de qualidade e um relacionamento com cliente construtivo.
  • Personalize o atendimento para entregar o melhor item/produto ao seu público – Você conseguirá entregar um atendimento personalizado quando obtiver as informações da avaliação do perfil do seu cliente ideal.
  • Que atividades do atendimento ao cliente aumentam a fidelidade e quais não? – Pensar apenas na conquista do cliente é uma estratégia arcaica, as empresas que estão se destacando vão além, pensam em como fideliza-lo. Uma boa análise na jornada de compra e nas dores que nenhuma empresa ainda conseguiu solucionar, são dicas valiosas para a percepção de como fidelizar aquele possível ou atual cliente.
  • Identifique se sua empresa está ajudando os clientes atuais a resolver eventuais problemas com rapidez e facilidade. Caso contrário, verifique os motivos das falhas no atendimento e otimize o relacionamento com cliente do seu negócio. 

 


 

Quais serão os resultados de todos esses esforços? 

Além obviamente da fidelização dos seus atuais clientes, o que já é um excelente resultado, a sua empresa também conseguirá conquistar novos consumidores a partir da satisfação de seus clientes atuais, pois um cliente satisfeito tem mais chances de falar bem dos serviços e indicar a sua empresa nas plataformas digitais, gerando uma propaganda espontânea para seu negócio.

Não preciso nem mencionar que cliente satisfeito e novos clientes sendo conquistados por propaganda espontânea é garantia de receita financeira para seu o seu negócio e mais esforços – aliados ao marketing – na atração de novas receitas financeiras. 

Tá vendo que investir num excelente relacionamento com cliente não é simplesmente moda? Essa estratégia atrai receita de verdade ao seu negócio.

Praticar essas dicas em sua estratégia de relacionamento com o cliente fará com que exista resultado sem “formula mágica” mas com aprendizados e técnicas replicáveis, assim, a jornada para o sucesso no relacionamento com cliente será mais fácil e no final renderá bons frutos.

 

 

Ingrah Castro
Ingrah Castro
Ingrah Castro é Inbound Sales na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Graduada em Administração de Empresa pela Faculdade Ruy Barbosa Devry, atua na área comercial a seis anos e é certificada pela RD Station (principal plataforma de marketing digital do Brasil) na seguintes frentes: Plano de Aceleração Comercial e Introdução ao Inbound Marketing, também é certificada na metodologia GTD, Gestão do Tempo e Produtividade.

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