5 tendências do marketing educacional para o próximo ano

Captação de Alunos
Captação de Alunos: como resolver o desafio de captar e reter alunos em Instituições de Ensino
3 de novembro de 2017
Marketing Educacional
Marketing Educacional: como manter e conquistar mais alunos usando marketing digital?
7 de novembro de 2017
tendências do marketing educacional

Manter-se competitivo no mercado de educação é uma tarefa que exige planejamento e constante renovação. A cada momento, novas Instituições de ensino surgem no setor, forçando aos gestores uma corrida para se manter na frente na busca por alunos. Mais do que propaganda, o setor de educação exige um trabalho intenso e criativo de marketing, que mostre aos alunos e futuros alunos todas as vantagens de se estudar na instituição A e não na B.

É por isso que você deve se manter atualizado com as novidades que surgem no segmento. Juntas, práticas novas e antigas geram insights maravilhosos para a comunicação de uma IES.

Hoje, iremos mostrar para você as cinco tendências do marketing educacional para 2018. Acha que o ano que vem ainda está longe e ainda quer se concentrar na campanha de matrículas deste ano? Acredite, temos bons motivos para você repensar sua próxima estratégia de marketing.

 

Confira as 5 tendências do Marketing Educacional para 2018

5 tendências do marketing educacional para o próximo ano (Marketing Digital )

 

1.   Mobile first

O uso de dispositivos móveis, por si só, já não pode ser considerado uma tendência, já que eles estão popularizados entre pessoas de vários segmentos sociais. O uso dessa ferramenta pelas empresas também é comum, motivo pelo qual atentar-se a interfaces responsivas e com boa usabilidade (facilidade em executar as tarefas em uma plataforma) é uma obrigação para qualquer IES que ter uma presença forte na internet.

Mas, então, porque listamos o mobile como a primeira tendência de marketing educacional no próximo ano?

O Google, há algum tempo, anunciou que pretende priorizar o conteúdo de mobile em seu ranking de buscas. Sabe aquele algoritmo que ele usa para classificar quem aparecerá primeiro quando um alguém busca “onde cursar ciências contábeis” no Google? Pois então, agora, a tendência será o “mobile-first index”, ou seja, as páginas voltadas para dispositivos móveis serão priorizadas no rankeamento.

A mudança nessa estrutura de algoritmos já foi implementada no Google, mas sua versão definitiva ainda está por vir, provavelmente em 2018. Até lá, você tem tempo para otimizar o conteúdo de suas plataformas para os dispositivos móveis. Utilize uma plataforma amigável para smartphones em seu site institucional, use dispositivos que aceleram a abertura das páginas na WEB. Tudo isso, vai te ajudar a tornar sua Instituição de Ensino mais visível para futuros alunos.

 

2.   Marketing para cursos de EAD

Em 2023, 51% dos cursos de ensino superior oferecidos serão na modalidade a distância, segundo estudo promovido pela empresa Sagah. Atualmente, 26% dos cursos oferecidos são na modalidade EAD, o que comprova essa tendência de crescimento.

Além disso, há um aumento no surgimento dos cursos livres, um dos mais procurados pelos estudantes. Esse cenário mostra a necessidade de uma IES diversificar a sua oferta de cursos tanto em modalidade, quanto em conteúdo.

O Marketing deve levar em consideração essas mudanças. As estratégias deverão ser feitas levando-se em consideração as especificidades de cada público. Mais uma vez, a chave aqui é o conteúdo segmentado.

 

3.   Ao vivo em redes sociais

Os vídeos já são os queridinhos nas redes sociais, principalmente entre o público jovem. E essa tendência continua crescendo, agora com os vídeos ao vivo, possibilitados pelas plataformas mais populares entre esse público, como o Instagram, o Facebook, Snapchat e Youtube. Se a sua IES ainda não entrou na brincadeira, é hora de aproveitar a oportunidade para criar mais engajamento com a comunidade estudantil.

Vídeos ao vivo podem ser feito em eventos estudantis, durante aulas práticas, ou mobilizando estudantes em conteúdo feito por eles mesmos. Essa proximidade provoca sentimentos de pertencimento entre os alunos, além de uma curiosidade no público externo. É sempre importante lembrar, no entanto, que é preciso dizer coisas interessantes, não utilizar o meio como mais uma forma de propaganda tradicional.

Conte histórias relevantes e instigantes e combine-as com outras plataformas. Faça a narrativa ter sentido com outras que são contadas nas demais mídias usadas pela sua IES.

 

5 tendências do marketing educacional para o próximo ano (Marketing Digital )

 

4.   Automação de marketing

A comunicação no meio digital deve ser cada vez mais personalizada e a produção de conteúdo deve estar alinhada a essa tendência do Marketing Educacional. Se a sua Instituição de Ensino é uma daquelas em que segmenta pouco — ou nada — a sua comunicação, está na hora de pensar em utilizar a automação de marketing.

Uma plataforma de automação de marketing ajuda a direcionar a comunicação de acordo com cada segmento de público e sua localização na etapa de vendas. A boa notícia é que as ferramentas de automação de marketing estão se popularizando e tornando-se muito mais amigáveis e de fácil manipulação.

A Automação de marketing também está aliada com uma tendência que vem se consolidando cada vez mais na comunicação na web —  o uso do marketing de conteúdo. Juntas, automação e marketing podem fazer você chamar atenção de um público que tem potencial de transformar-se em aluno, além de manter uma comunicação frequente com aqueles que já são clientes.

 

5.   Influenciadores

O que seria do marketing sem o relacionamento humano? O marketing educacional não foge a essa regra e os influenciadores são uma forma de estreitar o vínculo com a comunidade externa.

Pessoas comuns, mas que ajudam a formar opinião, essa é a definição dos atuais influenciadores. Uma IES pode contar com essas pessoas que estão mais próximos de seu público-alvo, investindo no marketing de influência. A ideia não é investir no mais famoso, mas nas pessoas que mais tem a ver com o seu negócio.

Por isso, criar um relacionamento falso não é uma boa ideia. Aposto que existem ex-alunos de sua IES que são referência em suas áreas, que tem um bom relacionamento online e têm um bom poder de influência. Conte com a ajuda dessas pessoas para popularizar a sua empresa entre públicos bem específicos.

 

5 tendências do marketing educacional para o próximo ano (Marketing Digital )

 

Viu que 2018 aguarda muita novidade para as Instituições de Ensino Superior? As tendências do marketing educacional apontam para a criação de relacionamentos, para os conteúdos personalizados e para o investimento em tecnologias para mobile. Utilize essas ferramentas a seu favor, sempre perguntando qual o benefício cada uma delas pode trazer.

Quer saber tudo sobre marketing para IES? Preparamos um material recheado de informações valiosas para as empresas que querem crescer o seu negócio! Confira o e-book Marketing Educacional: Tudo que você precisa saber para bater metas e manter as salas de aula cheias.

 

Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho é Analista de Inbound Marketing da Intermídias, graduanda em Comunicação Social pela UFBA, certificada em Inbound e E-mail Marketing pela Hubspot, e em Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo pela Universidade Rock Content.

2 Comentários

  1. Muito bom o trabalho de vocês. Os textos com as dicas são claros e objetivos. Estou aprendendo coisas que para mim são novas.

  2. Alessandra Carvalho disse:

    Que bom que você gostou, Tânia! Já se cadastrou na nossa Newsletter? Enviaremos para você conteúdos relevantes como esse aqui.
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *