O que os melhores blogueiros do mundo tem em comum?

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É claro que você já sentiu uma pontinha de inveja quando leu um post escrito por pessoas como Pat Flynn, Jay Baer ou Seth Godin e teve que rolar por 2 minutos até ver todos os comentários. E você já viu quantos compartilhamentos e visualizações os posts desses caras tem? Inacreditável, né?

Com certeza você já parou para pensar: “Poxa, eu também escrevo bem. O que esses caras tem de tão diferente de mim?”. Eu também já me perguntei isso, mas consegui chegar (bem rápido, inclusive) a uma resposta (na verdade, várias respostas) para essa pergunta inocente.

Foi exatamente por isso que decidi escrever este post: para pensar um pouco sobre quais são as qualidades (ou simplesmente as características) que diferenciam verdadeiros gênios da WEB 2.0, como estas pessoas, de nós.

E sabe o que eu descobri? Que eles têm seus méritos (claro), mas as três das principais características que colocam essa galera em outro patamar, não tem nada a ver com intelecto ou genialidade, mas com disciplina, perseverança e atenção.

Quer saber como podemos ser um pouco mais parecidos com esses “gurus” do marketing digital seguindo apenas 3 passos? Vamos lá!

 

1. Escreva frequentemente

O que os melhores blogueiros do mundo tem em comum? (Marketing Digital )Só para esclarecer: quando eu falo “frequentemente” eu não estou falando de um post semanal a cada 15 dias, ok?

Um estudo realizado com aproximadamente 400 produtos de conteúdo profissionais revelou que os melhores blogueiros tem, ao menos, uma característica em comum: eles mantém seu blog sempre atualizado – sim, SEMPRE. Manter uma agenda regular para a publicação de atualizações no seu blog/site é um mantra entre esses profissionais.

E quer saber qual é a frequência de publicação destes feras, que mantém sites com mais de 10 mil page views por mês? A mesma pesquisa apontou que 90% desses blogueiros publica, pelo menos, uma vez por semana – e nas redes sociais, muito mais que isso, claro.

Se você está disposto a investir no seu blog, a primeira coisa que você deve investir é tempo.

A escrita pode até ser considerada um “dom” por pessoas mais românticas, mas, para mim, é uma atividade prática – e que exige desenvolvimento constante. Quanto mais você escreve, mas a sua escrita melhora. Você acha seus textos ruins? Tem dificuldade de escrever um bom post? Demora muito para ter um bom insight? PRATIQUE ESCREVENDO REGULARMENTE!

 

2. Promova seu conteúdo

O que os melhores blogueiros do mundo tem em comum? (Marketing Digital )Com certeza você já sabe que ter um blog não é apenas pensar em um texto, escrevê-lo e publicá-lo. Se você já acompanha o Intermídias há algum tempo, eu sei que você é mais esperto que isso!

Para que as pessoas leiam o seu conteúdo, você precisa levá-las até ele. O esforço na divulgação do seu conteúdo deve ser tão grande – ou até maior – do que na sua produção: compartilhe seus posts mais recentes nas redes sociais (no seu perfil, em grupos, etc), envie um teaser do post por e-mail (para os assinantes do seu blog), divulgue em discussões de fóruns relacionadas ao assunto, faça parcerias com outros blogs ou sites para compartilhar seu conteúdo nas redes sociais deles… enfim, há inúmeras formas de colocar o sue conteúdo “na rua” – o fundamental é que você o faça.

 

“Mas que formas são essas, Ian?”

Eu sabia que você ia fazer essa pergunta – eu também a fiz para mim mesmo – então reuni algumas dicas (indicadas por alguns dos gurus dos quais estamos falando) sobre como fazer as publicações do seu blog ganharem o mundo:

  • Divulgue seus posts nas mídias sociais – mas o faça dando apenas um prévia do conteúdo, suscitando curiosidade e estimulando o clique.
  • Construa uma boa lista de e-mails – falamos sobre isso recentemente,né?
  • Produto conteúdo de nicho, do seu nicho – se você sabe do que está falando e mostra isso, visitantes qualificados serão atraídos para o seu blog.
  • Utilize anúncios (sim, pagos mesmo) nas mídias sociais e/ou no Google – é fundamental (no início, pelo menos) apresentar o seu blog e fidelizar leitores de determinados nichos.
  • Responda à todos os leitores que comentaram, veja elogios ou críticas – o engajamento do público é uma das suas principais armas na divulgação “boca a boca” do seu blog.
  • Antes de escrever, pesquise, compare diferentes posts de vista e converse com pessoas que entendem do assunto tão bem quanto você – imagine que o seu público quer aprender o máximo o possível sobre o assunto, se ele puder fazer isso com você, melhor.
  • Participe de eventos (físicos mesmo) e crie contatos com referência da sua área – e você ainda pode convidá-los para fazer guest posts no seu blog e levar tráfego para eles.

 

3. Otimize o seu site

O que os melhores blogueiros do mundo tem em comum? (Marketing Digital )Otimização de sites é fundamental para qualquer tipo de site, de qualquer tipo de negócio. Já falamos bastante do assunto por aqui – mas este é um assunto do qual eu não me canso de falar, não é mesmo? Um bom blog precisa de uma atenção (mínima, que seja) com o SEO.

Por “atenção (mínima, que seja) com o SEO” eu me refiro ao respeito à uma estrutura SEO Friendly e à princípios básicos para otimização de sites – se você escolheu o WordPress como gerenciador de conteúdo, já partiu na frente neste sentido. Além destas duas preocupações, talvez estas dicas possam ajudá-lo a tornar o seu blog mais presente em SERPs (páginas de resultados de buscas) do Google:

  1. Atenção ao básico do básico quando se trate de SEO On Page – inclua sua palavra-chave em sua URL, title, alt texts e meta tags.
  2. Escreva (bastante) sobre um assunto só – nada de esquizofrenia, o seu post pode (e deve) abordar diversos ângulos de um mesmo assunto, mas não diversos assuntos sob um mesmo ângulo.
  3. Faça títulos objetivos, relevantes e que contenham o assunto principal do seu post – deixe a criatividade para a escrita, no título é fundamental ser persuasivo (para estimular o clique) e inserir a palavra-chave principal do post (para aumentar a relevância).
  4. Construa bons links – lembra dos Guest Posts que eu falei anteriormente? Agora é a sua hora de fazê-los para os sites de pessoas referenciais na sua área.

Bem, é isso aí…

O que os melhores blogueiros do mundo tem em comum? (Marketing Digital )A facilidade de ser fazer um bom benchmarking é uma das grandes revoluções da internet. Estudar o que outras pessoas estão fazendo, replicar o que dá certo e melhorar o que deu errado não é nenhuma vergonha – pelo contrário, é muito inteligente.

A cada post que eu escrevo, eu presto atenção a cada um destes aspectos acima e sei que, a cada dia que passa, eu chego um pouco mais perto desses caras que eu tanto admiro.

Neste exato momento eu estou tentando – e estou mais perto que você.
O que você vai fazer a respeito, vai ficar parado?

 

O que os melhores blogueiros do mundo tem em comum? (Marketing Digital )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

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