Marketing Médico: Guia Completo para Iniciar o Marketing da sua Clínica

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Marketing Médico: Guia Completo para Iniciar o Marketing da sua Clínica (Marketing Digital )

 

Muito se discute sobre a ética do Marketing Médico, porém, com base na Norma do Conselho Federal de Medicina, existe sim possibilidades de aplicá-lo sem infringir suas proibições.

O médico de hoje sabe que a forma de atrair pacientes para sua clínica mudou, se no passado bastava obter o diploma de medicina para ter sucesso profissional e financeiro, hoje em dia, o especialista sabe que se não buscar alternativas para divulgar os seus serviços, ele ficará para trás no competitivo mercado que se tornou a medicina.

É através do marketing médico que a clínica poderá adquirir novos pacientes, manter os que já existem e se consolidar dentro de um mercado que é cada vez mais acirrado, concorrido e moderno.

Se você está se preparando para implantar estratégias de marketing médico em sua clínica, então esse artigo é você! Trazemos aqui informações iniciais de como agir dentro desta área em seu estabelecimento.

 

O que é o Marketing Médico?

Vamos começar com as definições: O Marketing Médico é um conjunto de estratégias individualizadas que o médico ou o profissional contratado por ele irá planejar e colocar em prática para divulgar os serviços prestados pelo médico, atrair novos pacientes, satisfazer os pacientes atuais e transformá-los em clientes vitalícios.

Essas estratégias podem ser executadas apenas online, ser apenas offline ou ser realizadas nos dois cenários. Para isso, deve-se levar em consideração a situação atual do especialista, o mercado que ele está inserido, o seu posicionamento, os seus concorrentes e o seu paciente-alvo.

 

Para quem é indicado o Marketing Médico?

O Marketing Médico é indicado para os médicos das mais variadas especialidades, idades, tempos de formação e locais de atendimento. Mas, ele é indicado principalmente para o médico empreendedor, ou seja, aquele profissional que não fica estagnado aguardando as soluções baterem a porta.

 

Marketing médico não custa caro e dá muito retorno

Muitos médicos sequer discutem a possibilidade de implantar marketing em suas clínicas, pois acham que é um dinheiro usado de forma supérflua. Isso é um engano severo!

O marketing médico digital é muito mais econômico do que estratégias tradicionais de publicidade, que são inclusive vetadas pelo Conselho Regional de Medicina. Além disso, os retornos financeiros sobre o que se investe são bastante significativos!

 

Como se aplica o Marketing Médico?

O Marketing Médico se aplica em várias ferramentas distintas. Há casos em que o indicado será criar uma presença digital do médico, para que assim, ele possa ser encontrado por pacientes que procuram os seus serviços. Em outros casos, será necessário fortalecer o relacionamento do médico com o seus pacientes, para transformá-los em clientes vitalícios.

Como a situação atual de cada especialista é diferente, as estratégias e ferramentas utilizadas serão individuais. Por isso, é necessário se fazer um planejamento inicial.

 

Quais são as principais ferramentas do Marketing Médico?

As principais ferramentas disponíveis para o médico implementar o seu marketing de maneira assertiva na internet são o website, o blog, as mídias sociais, o e-mail marketing, as plataformas de anúncio, a automatização de comunicação via WhatsApp, Chat Bots e Mensagens instâncias.

Mais do que nunca, seu público está na internet

Vivemos um tempo em que a internet está presente em basicamente tudo em nossas vidas. No que tange aos serviços médicos, não é diferente: boa parte dos pacientes escolhe seus médicos especialistas através do que encontram no Google.

Por isso, estar presente na web, com uma visibilidade privilegiada, é importantíssimo na infinita missão de conquistar mais pacientes para a clínica.

 

Primeiro se dá, depois se recebe

No marketing médico, você não está anunciando um produto ou serviço, mas sim, criando uma relação de confiança, credibilidade e empatia em relação aos seus possíveis futuros pacientes.

É por isso que as suas páginas na internet trarão conteúdo de relevância, qualidade e interesse para o seu público-alvo, o que cria uma figura de autoridade em seu nome e marca profissional, atraindo pacientes que respeitam a sua credibilidade no assunto.

Marketing Médico: Guia Completo para Iniciar o Marketing da sua Clínica (Marketing Digital )

 

É possível saber exatamente onde se está indo

Uma das verdadeiras vantagens do marketing digital para médicos é a possibilidade de mensurar precisamente os resultados e projetar tendências dos desejos do público. Isso permite adotar estratégias mais assertivas e conquistar pacientes com de forma eficiente.

Com isso, é possível saber se as ações do marketing devem se voltar para uma determinada especialidade da clínica e identificar a jornada de decisão do seu possível paciente.

 

Enxergar sua clínica como uma empresa

A fim de oferecer sempre o melhor e mais eficiente atendimento médico ao paciente, é comum que os profissionais esqueçam o caráter empresarial de seus negócios e que precisam crescer com sustentabilidade.

Investir no marketing médico retoma a visão estratégica sobre os negócios da clínica, a fim de garantir as melhores estatísticas em nível comercial, financeiro e profissional sem, é claro, abrir mão de um atendimento de excelência.

Marketing para médicos é algo complexo, que deve ser feito com precisão e experiência. Por isso, confeccionamos um infográfico onde elencamos as principais proibições do Marketing Médico, as possíveis consequências em seu descumprimento e como aplicar o Marketing Médico segundo o Conselho Federal de Medicina.

Baixe agora mesmo nosso Infográfico e não erre a mão na hora de implementar a estratégia de Marketing Médico na sua clínica.

 

Baixe agora mesmo nosso Infográfico: Publicidade Médica – Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina e saiba como divulgar sua empresa sem infringir o regulamento!

 

 

 

Ingrah Castro
Ingrah Castro
Ingrah Castro é Inbound Sales na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Graduada em Administração de Empresa pela Faculdade Ruy Barbosa Devry, atua na área comercial a seis anos e é certificada pela RD Station (principal plataforma de marketing digital do Brasil) na seguintes frentes: Plano de Aceleração Comercial e Introdução ao Inbound Marketing, também é certificada na metodologia GTD, Gestão do Tempo e Produtividade.

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