Marketing Educacional: como manter e conquistar mais alunos usando marketing digital?

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Marketing Educacional

Não é fácil atrair alunos nos dias de hoje. A instabilidade econômica faz muitos deles abrirem mão de ingressar em cursos de graduação, de idiomas, informática e outras áreas.

Mas que tal usar o marketing educacional para despertar a atenção de possíveis alunos? Pois saiba que tal estratégia já vem sendo utilizada por alguns educadores e instituições de ensino e demonstrando resultados satisfatórios.

Até porque, quem não utiliza o digital hoje em dia?

O marketing digital pode ser empregado em diversas áreas da educação, como escolas, universidades, escolas de idiomas e outras. Através do marketing digital as escolas têm a possibilidade de oferecer cursos e conteúdos que atraiam o interesse dos alunos.

 

Sabia que até pesquisas apontam importância do marketing digital na área educacional?

Uma pesquisa feita pela empresa Rock Content junto com a Resultados Digitais revelou que já são 66,5% das IES que investem em marketing offline e 81,3% em marketing digital.

A mesma pesquisa apontou também que mais de 69% das instituições de ensino acreditam que o ROI (Retorno sobre Investimento) é positivo com o marketing tradicional. Já em relação ao marketing educacional digital esse percentual subiu para quase 83%

Com os resultados das pesquisas, dá para concluir que estratégias de marketing eficazes podem gerar resultados benéficos na área de educação também. Porém, tais estratégias têm de ser bem segmentadas para atingir o público que desejamos.

Isso porque apenas um conteúdo que agrega valor será capaz de atrair quem interessa. Quanto mais atraente as estratégias do marketing educacional, mais será capaz de atrair alunos para a escola.

A boa segmentação pode ser feita de 4 formas eficientes. Confira a seguir:

 

1 – Entender quem é seu público-alvo

 

Instituições de ensino de diferentes segmentos tem público-alvo diferentes, concorda? Uma universidade tem um tipo de público, por exemplo. Uma escola de idioma tem outra, não é?

Então antes de qualquer estratégia, é preciso definir quem é a instituição que quer atingir. Outro detalhe, temos que atrair a atenção de quem “compra” a ideia, que, muitas vezes, pode não ser o estudante – como no caso de escolas infantis.

Já universidade e cursos de idioma o público-alvo é, geralmente, o estudante. Os conteúdos, então, devem ser direcionados a eles.

 

2 – Localização da instituição de ensino

Uma escola deve trabalhar com localidades próximas de onde se encontra. Não adianta querer atingir um público que reside muito longe da instituição – isso seria uma grande perda de tempo e desperdício de esforços.

Já as instituições de ensino à distância não precisam fazer essa segmentação. Uma vez que os alunos podem estar em qualquer parte da cidade ou mesmo do país. Aqui, diferentemente das escolas presenciais, quanto maior o alcance, melhor.

As mídias ajudam muito nessa tarefa. Elas atingem uma região próxima da escola e, assim, a escola terá uma boa ideia dos alunos que se interessam em ingressar nela.

 

3 – Ofertas em alta

O conteúdo focado no marketing educacional deve valorizar o que a instituição de ensino oferece. Isso chamará muito a atenção dos internautas. Uma escola de inglês, por exemplo, deve ressaltar os tipos de curso que oferece e as vantagens de se matricular nessa instituição.

 

4 – Personas

Para quem não sabe, personas são personagens semi fictícios, que, nesse caso, vão representar um aluno que estuda em tal instituição. E então, sabendo das características desse “aluno”, você consegue saber exatamente para quem irá direcionar as campanhas, ficando muito mais simples de investir no marketing digital.

As personas são importantes pois são criadas em dados verídicos, representando exatamente quais alunos você quer atrair.

As personas têm hábitos comuns ao público que se quer atingir, atraindo os interessados, que se identificam com elas. Ainda devem possuir o máximo de detalhes possíveis, para realmente atingir quem você deseja.

Se você tem uma escola com diversos tipos de estudantes, uma boa estratégia é criar uma persona para cada dia de curso que sua instituição oferece.

 

5 – Captando e retendo alunos

A ideia central do marketing educacional para instituições de ensino é captar e reter os alunos, correto? Pois isso não é tão fácil como pode parecer.

 

Existem outras estratégias do marketing educacional na área digital?

Sim! Existem diversas formas de converter interessados em alunos e não deixar que os estudantes já matriculados deixem a instituição.

Aqui, então, destacam 3 estratégias que podem trazer excelentes resultados. Veja só:

 

1 – Conteúdos

O marketing de conteúdo é bastante útil para atrair alunos novos e manter os que já estudam na instituição.

Os conteúdos podem ser diversos, como: como aumentar o seu desempenho nos estudos, como se organizar para estudar melhor, como aproveitar o tempo livre, dicas de livros e filmes, entre outros temas que serão responsáveis por atrair a atenção dos estudantes.

Tais conteúdos saem um pouco das disciplinas que os alunos estudam, mantendo-os interessados e satisfeitos com o que a escola oferece a mais para ele. No caso de escolas de inglês, por exemplo, os conteúdos podem ser sobre intercâmbios, cultura em diversos países, como obter certificados, entre outros temas.

 

2 – Abordar assuntos sobre a qualidade da instituição

A instituição de ensino também pode abordar assuntos que levem a descrever tudo o que ela oferece de melhor. Isso inclui qualificação dos professores, método de ensino empregado, atividades extracurriculares, entre outros.

Isso chama a atenção tanto de alunos como do público que quer atrair.

 

3 – Redes e mídias sociais

Não tem como uma instituição de ensino ficar fora das redes sociais nos dias de hoje. Isso é fundamental para escola mostrar o quanto segue as tendências e o quanto está perto do público.

As redes sociais também facilitam muito a vida de quem tem interesse em estudar em tal instituição. Não sendo raro, mandam mensagens pelas redes, que devem ser respondidas.

Aí entra outra questão. Não adianta estar nas mídias sociais e não interagir. É preciso sempre publicar conteúdos interessantes.

Nas mídias sociais, é importante também que todas as mensagens e dúvidas sejam respondidas através delas e de forma rápida. Não se recomenda deixar passar 24 h para responder alguma mensagem de uma pessoa – seja ele um aluno ou um interessado.

Vídeos também são interessantes. Sua instituição pode gravar vídeos das aulas, atividades extracurriculares, instalações, entre outras.

Você sabe como atrair leads e montar materiais com o marketing digital?

Uma das principais estratégias do marketing educacional é a necessidade de conseguir atrair leads, que são os clientes em potencial, como você deve saber. E, obviamente, para conseguir isso, você precisa utilizar algumas estratégias do marketing digital.

Um exemplo são os materiais online que devem agregar valor e serem interessantes – tanto para os alunos como para as pessoas que você quer atrair. Boas estratégias são ebooks, minicursos gratuitos, entrevistas, infográficos, entre outros materiais

Tanto a quantidade de materiais quanto a qualidade deles é o que vai chamar a atenção do público-alvo.

Outra dica é criar um formulário onde o lead preenche os seus dados para ter acesso a mais informações ou ao conteúdo completo. Isso permite que você crie listas, que possam ser utilizadas na divulgação da instituição de ensino.

 

Conclusão: o marketing digital é essencial para instituições de ensino modernas

Como podemos observar, o marketing digital é uma excelente ferramenta – até mesmo indispensável – para instituições de ensino que querem se identificar como atuais e engajadas no mundo moderno.

Inclusive, é através dele que muitos alunos podem ser retidos e novos conquistados, que vão se sentir sortudos de fazerem parte de uma escola que consegue se comunicar tão bem digitalmente.

Mas para conquistar resultados significativos, lembre-se das melhores estratégias que descrevemos aqui. Chegou a hora de sua instituição de ensino inovar, não acha?

Conte com as eficazes ferramentas do marketing digital – sem deixar de lado o marketing tradicional – e fidelizar aqueles alunos que estão pensando em abandonar a escola, além de atrair um novo público para a sua instituição.

Invista no marketing educacional da sua instituição de ensino e observe os excelentes resultados que a estratégia proporciona.

Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho é Analista de Inbound Marketing da Intermídias, graduanda em Comunicação Social pela UFBA, certificada em Inbound e E-mail Marketing pela Hubspot, e em Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo pela Universidade Rock Content.

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