Marketing de Conteúdo para Instituições de Ensino: 6 dicas que vão revolucionar a sua captação de alunos

Marketing Educacional
Marketing Educacional: como manter e conquistar mais alunos usando marketing digital?
7 de novembro de 2017
Marketing de Conteúdo para Instituições de Ensino

Um censo realizado no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) apontou que em 2014 mais de 49 milhões de estudantes estavam matriculados em escolas particulares do ensino básico.

Imagine então o número de Instituições de Ensino (IEs) existem no país?

O cenário com a atual instabilidade econômica tem deixado muitas IEs preocupadas em captar novos alunos e manter os já matriculados – já que muitos buscam instituições mais baratas ou de ensino público.

Porém, mesmo com esse cenário desfavorável é possível reter os alunos que já estudam na escola e ainda captar outros. E uma forma de fazer isso é investindo em diversas e eficazes ferramentas que o Marketing oferece, como o Marketing de Conteúdo para Instituições de Ensino.

Para as IEs voltarem aos bons tempos quando as vagas nas escolas eram até mesmo disputadas, separamos algumas estratégias de marketing para que você possa reverter situações que têm até tirado o sono de muitos administradores de escolas.

 

Você conhece ou utiliza o Marketing de Conteúdo para Instituições de Ensino?

Com o desenvolvimento das áreas do marketing, atualmente muitas ferramentas podem ser usadas para conquistar objetivos pretendidos. Uma delas é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo faz parte das estratégias do Marketing Digital – o que traz resultados excelentes para diversos segmentos, incluindo as IES. A transformação digital tem possibilitado novas estratégias de marketing para as empresas.

Quando uma IE utiliza bons conteúdos, ela pode ser divulgada de forma eficaz, atraindo tanto o interesse dos alunos para permanecerem na instituição quanto para a captação de novos. Com materiais de marketing de conteúdo bem alinhados e divulgados, maior o número de pessoas que vão passar a conhecer a sua IE, e aqueles que já a conhecem vão se interessar muito mais pela instituição.

O Marketing de Conteúdo para Instituições de Ensino traz um verdadeiro benefício à comunidade. E assim pode alavancar as matrículas, atraindo mais alunos.

Porém, para que tais resultados sejam efetivos, os conteúdos devem ser relevantes e interessantes para o público-alvo da empresa. E no caso de IEs esse público se trata dos alunos da pessoa que faz a decisão da compra, que são os pais ou responsáveis.

Além disso, para o marketing de conteúdo dar resultados, os materiais devem ser relevantes, de interesse do público-alvo e muito bem elaborados.

 

Construindo o conteúdo para sua Instituição de Ensino: definindo a persona

Para se beneficiar do marketing de conteúdo, oferecendo conteúdos relevantes para o público, é necessário que antes alguns passos sejam seguidos. Aqui iremos conhecer quais são essas etapas e o porquê que elas são tão importantes para uma estratégia bem aplicada.

O primeiro passo para criar uma estratégia é saber quem são as pessoas que apresentam o potencial de se tornarem alunos de sua IE. E para isso você deve criar uma persona.

Parece simples, mas o que é a persona?

Trata-se de um personagem semifictício que representa o seu aluno em potencial. Com isso você tem a possibilidade de criar conteúdos que lhe possam interessar, o aproximando da IE.

Para a criação de uma persona existem algumas características que esse personagem semifictício deve ter. E para conhecê-lo melhor e formá-lo você pode levar em consideração características como:

  • Os objetivos que ele apresenta;
  • Quais problemas são enfrentados;
  • Seus interesses;
  •  E, para finalizar, como a sua instituição pode ajudá-lo.

Com tais dados em mãos você consegue definir o perfil para quem produzirá os conteúdos – o que chamará a atenção desse público que quer atingir.

 

Por que é importante conhecer cada etapa do funil de uma Instituição de Ensino?

Não basta saber para quem se está escrevendo, é preciso ir além. A pessoa responsável pelo marketing de conteúdo da Instituição de Ensino necessita também conhecer cada etapa do funil de educação para saber onde a sua persona se encontra.

Como o processo de decisão em relação a uma instituição de ensino é complexo — vai desde a escolha de um curso até a tão desejada realização da matrícula. Vamos abordar e detalhar a seguir todas as etapas envolvidas.

Com isso, os conteúdos se tornam mais próximos das pessoas que a IE quer atingir. E assim, conseguirá alavancar mais matrículas para a instituição.

 

  • Público em geral

Esse grupo é formado por pessoas que acessam o site, o blog ou a página da IE, mas não realizam nenhum tipo de conversão. Nesse caso, é interessante contar com formulários para que essas pessoas preencham para ter mais acesso a mais conteúdos e informações. Assim você consegue “pegar” as pessoas que realmente estão interessadas.

 

  • Leads

Os leads são os alunos em potenciais. Eles entram nos canais de comunicação da Instituição de Ensino e fazem algum tipo de conversão, como o preenchimento de formulários para receberem mais informações.

Trata-se de um público mais próximo a IE e representam ótimas chances de vir a se matricular na sua instituição – já que demonstram bastante interesse no conteúdo oferecido pelo marketing.

 

  • MQLs

Os MQLs são leads qualificados, ou seja, pessoas que possuem perfil e interesse em conteúdos relacionados diretamente com o seu produto. Eles fazem download de conteúdos mas aprofundados, como de ebooks com informações sobre cursos ou carreiras, por exemplo.

Essas pessoas já estão muito mais próximas de tomarem a decisão de ingressar na sua IE.

 

  • Inscritos

Caso uma IE conte com um processo seletivo para o ingresso do aluno, os MQLs necessitam de inscrição e aprovação. Vale fazer um formulário online para a inscrição, para facilitar a vida desses leads.

Quanto menos trabalho e burocracia para os interessados, maiores as chances de aproximação e, quem sabe, de conversão em matrículas.

 

  • Matriculados

São os alunos que já integram a IE. Mas esses também não devem ser esquecidos, pois o trabalho do Marketing de Conteúdo não para por aí.

Os alunos já matriculados devem contar também com conteúdos atrativos – até mesmo para que sejam retidos na IE.

 

Existe algum tipo de modelo de conteúdo?

Um bom texto vai além de estar escrito gramaticalmente correto. Um bom conteúdo deve convencer, sem forçar, um lead a se matricular na sua IE.

E aqui vale linkar temas comuns com benefícios que a IE oferece, como feira de livros, esportes, reforço escolar, profissionais qualificados, apoios pedagógicos, eventos de entretenimento em geral e outros.

Quer ver algumas dicas que vão ajudar na criação desses conteúdos? Então, observe as ferramentas que estão a sua disposição:

 

1 – Títulos chamativos

O título é a primeira impressão que o leitor tem do que será abordado. Assim, seja criativo e sempre faça perguntas, mostrando que o restante do conteúdo oferecerá soluções para a questão abordada.

 

2 – Otimizar com técnicas de SEO

Se você quer um bom posicionamento nos mecanismos de busca, que levem os leitores até os seus conteúdos, não abra mão das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) – em português: Otimização para Motores de Busca.

E elaborar conteúdos baseados em técnicas de SEO pode trazer muitos benefícios a sua instituição, sabe o porquê? Simples. Quanto melhor o seu conteúdo estiver posicionado nos mecanismos de busca, maior a chance de ele ser acessado – despertando o interesse dos usuários da web.

Mas para criar bons conteúdos com a técnica de SEO, o responsável pelos conteúdos deve seguir algumas sugestões:

  • Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave;
  • Invista em link building;
  • Oferecer uma boa experiência de leitura ao adotar um design responsivo;
  • Produzir conteúdos escaneáveis, ou seja, com parágrafos curtos;

 

Melhores práticas de Marketing de Conteúdo para a sua IE

Além de produzir conteúdos relevantes para seu público-alvo com títulos que chamem atenção e textos otimizados para SEO, você pode adotar outras estratégias que aumentam ainda mais a eficiência para captar e reter alunos na IE.

Por exemplo, hoje em dia, é praticamente inadmissível uma empresa não estar presente nas redes sociais. Elas são uma forma de promover uma IE, além de funcionar como um canal de comunicação com os alunos, estreitando o relacionamento com eles.

Crie um perfil chamativo nas principais redes sociais e procure postar conteúdos interessantes com frequência. Poste fotos de eventos e avisos importantes, por exemplo.

Mas não basta atualizar os perfis nas redes sociais. Atualmente, muitas pessoas utilizam esses canais para pedir informações ou esclarecer dúvidas. O prazo de 24h horas é um bom parâmetro para responder possíveis comentários que o internauta coloca na rede.

Um maior alcance com mídia paga? Será?

Para melhorar ainda mais o desempenho dos conteúdos publicados na internet, a IE pode investir em mídias pagas.

As mídias pagas permitem segmentar o público para o qual você quer divulgar o seu anúncio ou conteúdo, como localização, faixa etária e interesses – o que é uma excelente opção para dar mais visibilidade a IE. Ao combinar ambos os tráfegos, você poderá expandir as suas divulgações.

 

Que tal contar histórias de sucesso dos alunos?

É interessante elaborar conteúdos usando como personagem alunos e ex-alunos da IE. Uma entrevista com um ex-aluno que conseguiu uma vaga em uma universidade concorrida, por exemplo, pode ser uma grande ideia.

Isso valoriza o desempenho da IE e faz com que os alunos se orgulhem de estudar lá. Quanto aos que ainda não estão na IE pode ser uma chance de captá-los.

Contar histórias sobre eventos realizados na instituição também é uma forma de chamar a atenção tanto de alunos como leads. Ainda pode realizar conteúdos com dicas de estudos junto a professores.

 

Para concluir: trabalhe arduamente para obter resultados

O segredo do Marketing de Conteúdo, como vimos, é definir uma persona e criar conteúdos relevantes e interessantes para captar e reter alunos. E para realizar esse trabalho é preciso planejamento, boas estratégias, foco e criatividade.

Aposte nessa ferramenta para alavancar resultados na IE. Certamente os resultados serão surpreendentes. Informações mais detalhadas sobre técnicas e estratégias você pode conferir no ebook “Marketing Educacional em Ação: Guia Completo de Estratégias e Ferramentas para Captação de Alunos”.

Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho
Alessandra Carvalho é Analista de Inbound Marketing da Intermídias, graduanda em Comunicação Social pela UFBA, certificada em Inbound e E-mail Marketing pela Hubspot, e em Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo pela Universidade Rock Content.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *