Como Calcular o Investimento Ideal em Marketing Digital?

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Quer saber como aumentar a receita do seu negócio? Aprenda a definir qual investimento ideal em Marketing Digital. 

Que o marketing digital é uma das ferramentas mais eficientes para empresas que buscam ganhar mais espaço no mercado, isso acredito que você já sabe. Pois, além de possuir o poder de aumentar a visibilidade da sua marca, esse ambiente também possibilita um maior relacionamento com possíveis clientes e, consequentemente, um crescimento no número de vendas.

Apesar disso, quem está iniciando neste processo ou até mesmo aqueles que já investem nesse tipo de divulgação, certamente já deve ter feito alguns dos seguintes questionamentos:

  • Quanto devo investir em anúncios no Google Adwords?
  • Quanto devo investir em criação de conteúdo?
  • Quanto devo destinar de verba para as redes sociais? 

Para ter certeza do quanto pode ser investido, o empresário deve analisar bem o cenário para calcular de forma clara a aplicação em cada uma dessas mídias. Aqui vão algumas dicas valiosas para você aprender de uma vez por todas a como calcular o investimento ideal em Marketing Digital: 

Como Calcular o Investimento Ideal em Marketing Digital? (Marketing Digital )

Faturamento

O primeiro ponto a ser analisado para saber como calcular o investimento ideal em Marketing Digital é o faturamento mensal da empresa. Saber quanto a empresa arrecada é essencial para definir qual o lucro e qual percentual de investimento deve ser feito no marketing digital. Para isso, é importante levar em consideração os altos e baixos do mercado e também o histórico da companhia verificando se ele vem crescendo ou caindo em comparação com o ano anterior.

Lucro

Obviamente que reinvestir no negócio é fundamental para assegurar o seu sucesso, mas para que isso possa ser feito é preciso ter uma boa base de lucros. Ao definir o faturamento da companhia veja se os lucros (descontadas todas as despesas) atingiram o mínimo de 15%. Se a resposta for sim, você terá uma boa margem para reinvestir, mas se a resposta for negativa,  reavalie bem todo o negócio antes de colocar dinheiro em novas ações de marketing.

Qual o investimento ideal em Marketing Digital?

Diferente do que muitos imaginam, companhias pequenas e novas têm que investir tanto quanto empresas maiores e já consolidadas, ou até mais. Essas companhias que não sabem como calcular o investimento ideal em Marketing Digital devem colocar essa pauta como prioridade básica em seu planejamento estratégico, uma vez que é a partir dessa mensuração que o foco do trabalho se destacará e os primeiros resultados começarão a surgir. Estudos mostram que negócios menores, devido a necessidade de posicionamento, concorrência e margens de lucro, devem aplicar cerca de 20% em marketing digital.

ROI

Return On Investment é uma métrica que calcula o retorno obtido com um determinado investimento. No caso do marketing digital, esses números ajudam o empresário a saber se o valor colocado de fato vem trazendo retorno ou se algo precisa ser alterado para que as receitas aplicadas no marketing não virem custos.

Para entender o ROI e saber de uma vez por todas como calcular o investimento ideal em Marketing Digital o empresário deve pegar o valor colocado por mês na campanha e subtrair pelo valor gerado por essa divulgação; depois deve pegar essa diferença e dividir pelo valor que foi inicialmente investido. Se o resultado for positivo, significa que a publicidade deu certo.

Simulação de Cálculo:

Existe uma fórmula simples para calcular o ROI, que consiste em:

Como Calcular o Investimento Ideal em Marketing Digital? (Marketing Digital )

Observação importante: O custo do investimento deve incluir todas as despesas.

Por exemplo: imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 100 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 10 mil. Utilizando a fórmula acima, temos:

  • ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000
  • ROI = 9

Nesse exemplo meramente ilustrativo, o retorno sobre o investimento foi de 9 vezes o investimento inicial. Você pode também multiplicar o resultado por 100 para obtê-lo em porcentagem — no caso, 900% de retorno.

Como Calcular o Investimento Ideal em Marketing Digital? (Marketing Digital )

Por que é importante calcular o ROI?

Dar o devido valor a esse indicador faz com que a empresa seja mais assertiva nas definições das metas, sendo realista com os resultados possíveis de alcançar e a observação dos resultados anteriores.

Outro fator importante também se dá na identificação do tempo que os investimentos levam para trazer retorno, gerando portanto previsibilidade para o seu negócio.

Também deve ser levado em consideração os investidores. Um dos primeiros pontos que eles olharão, será o ROI, já que é fundamental saber quanto você ganhará para saber se o investimento em sua organização vale a pena.

Apostar em marketing digital é, sem dúvida, uma forma de trazer mais lucro para sua empresa. Mas para ter sucesso procure entender seu negócio e saber a hora certa de investir. Fazer investimentoS em campanhas online só porque está na moda, não vai te trazer resultados reais.

Saiba aproveitar o bom retorno em vendas para fazer os incrementos necessários, assim, o marketing digital tende a aumentar o número de vendas e fortifica a percepção da marca, que vai ser responsável por mais vendas indiretas depois.

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Ingrah Castro
Ingrah Castro
Ingrah Castro é Inbound Sales na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Graduada em Administração de Empresa pela Faculdade Ruy Barbosa Devry, atua na área comercial a seis anos e é certificada pela RD Station (principal plataforma de marketing digital do Brasil) na seguintes frentes: Plano de Aceleração Comercial e Introdução ao Inbound Marketing, também é certificada na metodologia GTD, Gestão do Tempo e Produtividade.

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