Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil!

3 Maneiras Para Testar Produtos na Sua Loja Virtual
22 de Fevereiro de 2016
6 dicas para Google Analytics que vão te ajudar agora mesmo
5 de Abril de 2016

Já conhece os anúncios do Facebook Leads?Você já fez uma campanha de geração de leads? Pensando neste tipo de campanha, o Facebook criou uma maneira rápida e prática para a captar leads através de formulários.

O Facebook Leads facilita o processo de conversão dos usuários por ser um tipo de anúncio que possui um formulário que é completado automaticamente com as informações do usuário (como o nome e e-mail, que na maioria das vezes são os dados mais importantes). Assim, as pessoas se inscrevem mais facilmente para receber o sua campanha de e-mails.

 

Por que anunciar com Facebook Leads?

Porque, quando criou o novo objetivo de campanha para geração de leads, o Facebook facilitou o processo de conversão e tornou ele muito mais efetivo. Com o Facebook Leads, você pode pedir aos seus prospects as informações necessárias no preenchimento de um formulário, que eles podem preencher e finalizar sem sair do Facebook – e com apenas dois cliques. O Facebook Leads também elimina o inconveniência de precisar sair de um aplicativo para abrir o formulário em outro quando o usuário está usando um dispositivo móvel.

Vou explicar como um anúncio do Facebook Leads funciona. O seu anúncio vai aparecer para os usuários, e se eles se interessarem, poderão clicar no botão com o call-to-action. Depois disso, vai aparecer um formulário preenchido com suas informações pessoais (as mesmas que estão disponíveis no Facebook). Eles podem revisar e editar os campos, se necessário, para então concluir o cadastro.

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )

Percebeu como o Facebook Leads simplifica ao máximo o processo para inscrições? O usuário não precisa preencher quase nada, porque está quase tudo feito. A verdade é que ninguém gosta de ficar preenchendo formulários, então quando menos as pessoas precisarem fazer, maior a probabilidade de converter. Mas se você precisar de mais informações dos seus prospects do que o Facebook pode te dar, isso não é problema. O formulário pode ser customizado para se adaptar às suas necessidades.

 

Como criar uma campanha usando o Facebook Leads?

É possível criar anúncios de Facebook Leads usando o Power Editor. Se você nunca usou o Power Editor antes, saiba que é uma ferramenta muito boa para criação e gestão de anúncios do Facebook – melhor do que fazer pela própria página e até mesmo com o Gerenciador de Anúncios.

Pra começar, faça o download de sua conta de anúncios no Power Editor e clique no botão “Criar campanha”, que está na parte superior esquerda. Vai surgir um painel, onde você vai configurar sua campanha. Dê um nome ao seu anúncio e vá para as opções de “Objetivos”. O Facebook Leads vai aparecer entre as opções.

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )

Escolha a opção “Geração de Leads” e continue criando sua campanha do mesmo jeito que faria pra qualquer outro objetivo de marketing. Quando chegar na parte mais específica do anúncio, em Formulário de Leads, você provavelmente verá uma mensagem do tipo: “É sua primeira vez anunciando com Facebook Leads? Entre no nosso suporte e veja o que é necessário para continuar”. Escolha a opção “Criar novo formulário” e continue. Dê um nome ao seu formulário na página seguinte e avance.

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )

O próximo passo é escolher as informações que você quer coletar dos seus prospects.

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )

Além das opções pré-prontas, você também pode criar uma pergunta personalizada, de acordo com a finalidade da sua campanha no Facebook Leads. Mas lembre-se que quanto mais campos criar, menor a probabilidade de conversão, então use com moderação. Ao terminar, clique em próximo.

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )

Você vai precisar de um link para a sua política de privacidade para continuar. Depois, insira o endereço do seu site. Ele é muito importante, porque seus leads terão a opção de visitá-lo após terem preenchido o formulário.

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )

Revise o seu formulário, confira se está tudo como deveria e crie o formulário. Veja também se deixou passar algum erro durante a criação do seu anúncio. Por fim, carregue a conta do seu anúncio pelo Power Editor.

 

Fazendo o download dos leads gerados no Facebook Leads

Até agora o Facebook ainda não ofereceu nenhuma opção para importar os contatos captados – como, por exemplo, o MailChimp faz. Então temos que acessar os leads manualmente mesmo (mas eu espero, do fundo do coração, que isso mude em breve).

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )Para ver os contatos gerados pelo Facebook Leads, vá para a página que está vinculada ao seu anúncio e acesse a aba de Ferramentas de Publicação – você precisa ser Administrador para conseguir ver essa etapa, ok?

Ao lado esquerdo, terão algumas opções. Escolha “Biblioteca de Formulários” para exibir os formulários que você criou ao lado direito da tela. Clique no link para download correspondente ao seu formulário para ter acesso aos dados em CSV. Se você não conhece o formato CSV pode ficar calmo, ele não morde: você pode importar para o Excel, Open Office ou Google Drive e abrir este tipo de arquivo normalmente, como qualquer outra planilha!

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )

Duvido que você tenha muitas dificuldades para ler a planilha, pois as colunas são bem auto-explicativas: de A a F terão informações relacionadas à campanha, quando os dados foram coletados, através de qual formulário, etc. Da G em diante você verá as informações coletadas pelo formulário.

Você pode usar os dados do Facebook Leads fazendo upload na sua ferramenta de gestão de clientes ou passar a frente, para que o time de vendas cuide do contato com os prospects.

 

4 dicas para você obter os melhores resultados do Facebook Leads

Agora que você já viu como criar uma campanha de Facebook Leads, vou dar algumas dicas para que você tenha um bom desempenho nelas.

#1 – Instrua os usuários com o seu anúncio

Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil! (Marketing Digital )Às vezes, quando anunciamos, precisamos dizer ao público o que ele deve fazer exatamente. Para os anúncios do Facebook Leads funciona do mesmo jeito – até porque vai ser o primeiro contato de muitos com esse tipo de anúncio, então ensine o caminho. Use o “cadastre-se abaixo”, ou “inscreva-se aqui” para deixar bem claro o que é preciso ser feito pelo usuário.

Também vale dizer que é um procedimento rápido e que o Facebook faz todo o trabalho. Deixe o seu público ciente da praticidade da coisa.

#2 – Faça formulários curtos

O formulário do Facebook Leads não precisa ser um modelo fixo. Na verdade, é até melhor que você teste alguns conjuntos de anúncios diferentes para ver qual dará mais resultado por um custo menor.

E lembre de criar formulários curtos: se houverem perguntas livres, evite ao máximo introduções de texto. Se houver pergunta de múltipla escolha, evite ultrapassar a média de três ou quatro opções. O usuário dificilmente vai querer ficar navegando para responder um formulário longo.

#3 – Anuncie a noite

Geralmente, os anunciantes no Facebook recomendam que as campanhas rodem o dia inteiro, mas parece que com o Facebook Leads isso é um pouco diferente. Nas campanhas que eu tenho feito, a maior parte das conversões acontecem durante a noite. Se dá certo comigo e com vários outros profissionais de marketing digital, acho bom tentar, né?

#4 – Teste seu Call-to-Action

O Facebook Leads conta com seis calls-to-action diferentes: Cadastre-se, assinar, saiba mais, insvreva-se agora, baixar e obter cotação. Escolha aquele que mais se adequa a proposta do seu anúncio e acompanhe os resultados.

Até agora, os resultados gerados com o Facebook Leads tem mostrado que essa é uma ferramenta bem eficiente, o que tem empolgado muitos profissionais de Marketing. O Facebook Leads pode se tornar o melhor amigo de pessoas como eu e você, que querem gerar leads através de uma rede tão popular quanto o Facebook.

E você? O que achou do Facebook Leads? Já está utilizando ele? Como estão sendo os resultados para você? Deixe seu comentário aqui embaixo e me diga!

 

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

1 Comentário

  1. […] Uma forma de acelerar a geração de leads na sua campanha é através da mídia online. Atualmente, o anúncio que apresenta o melhor custo-benefício na maioria dos casos é o formado de geração de leads do Facebook Ads. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *