Saiba Como Mensurar a Eficiência da sua Empresa de Comunicação Digital

Guia Completo: Como contratar pela primeira vez uma agência digital?
15 de Janeiro de 2018
Relacionamento com Cliente: Um processo de melhoria contínua
28 de Janeiro de 2018

 

A organização que contrata uma Empresa de Comunicação para melhorar a divulgação do seu negócio, muitas vezes cria uma enorme expectativa pois acredita que como o “problema” da comunicação foi terceirizado, ele (gestor da organização) não terá mais que pensar estrategicamente, mensurar resultados e muitas vezes retroceder para refazer algo que deu errado.

Por conta disso, é um erro ficar apenas esperando que os resultados cheguem, o ideal é sempre agir em conjunto. Mas a falta de comunicação entre empresa contratante e a empresa contratada é um problema muito comum que pode fazer com que os resultados não sejam alcançados e gerar muita dor de cabeça.

 

Para impedir que isso aconteça, vamos ver algumas dicas para mensurar a eficiência da sua Empresa de Comunicação.

Consulte os KPIs

Saiba Como Mensurar a Eficiência da sua Empresa de Comunicação Digital (Marketing Digital Sem categoria )Os Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance, são uma maneira matemática de medir os resultados das campanhas gerenciadas por sua empresa de comunicação. Através da analise dos KPIs é possível verificar numericamente a quantidade de pessoas que interagiu com seu anúncio e a partir dessa medição, é analisado se o processo está tendo os resultados esperados. Caso sim, ótimo! Foque no que foi positivo. Caso não, é necessário corrigir o curso para que o esforço melhore.

Uma boa empresa de comunicação presta atenção nos indicadores realmente chave. Isso surge apenas tendo um bom entendimento do seu negócio, seja por interações que fortalecem a marca, ou por meio de vendas diretas.

Fique de olho no Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Outra métrica importante para você saber se a Empresa de Comunicação contratada está acertando na estratégia, é analisar o CAC, que permite dizer quanto custa para sua empresa gerar um novo cliente. Se atente! Quanto menor este valor, melhor!

Mas como medir o custo de aquisição por clientes?

Este cálculo é muito simples: Basta somar o total gasto em sua estratégia de marketing digital  e dividir pelo total de clientes gerados por esta estratégia.

Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo: Imagine que você tenha investido R$1.000 em uma campanha de links patrocinados e esta campanha tenha gerado um total de 10 clientes. O CAC seria calculado pela fórmula: R$1.000 / 10 = R$100,00. Ou seja, cada cliente gerado pela estratégia de links patrocinados custou para sua empresa R$100,00.

 

Calcule o ROI

O Retorno sobre Investimento nada mais é que uma maneira clássica de mensurar a eficácia dos resultados alcançados com o objetivo de saber se a estratégia definida está no caminho certo.

Trazendo essa perspectiva para a Comunicação Digital do seu negócio, muitas vezes as campanhas que a Empresa de Comunicação contratada realiza, não têm como objetivo final gerar vendas, mas sim o fortalecimento da marca, que é ainda mais difícil de medir a curto prazo. Valores negativos do ROI nunca são bons, mas também, especialmente no início, não são motivos para pânico.

É necessário que fique bem claro para a Empresa de Comunicação contratada se sua organização precisa de resultados mais rápidos ou se o fortalecimento da marca é a prioridade.

Mas como se calcula o ROI?

A fórmula é também bem simples e você pode calcular da seguinte maneira:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

EXEMPLO: Se o ganho obtido foi de 500.000,00 reais e o investimento inicial foi de 100.000,00 reais, então:

(500.000,00 – 100.000,00) / 100.000,00 = 4

Isso significa que o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial. Para estabelecer a ROI em forma de porcentagem, multiplica-se o resultado do cálculo por 100. Então, no caso do exemplo o ROI foi de 400%.

Uma observação importante é que o valor do investimento inicial deve incluir o dinheiro gasto em todo o processo, assim, todas as despesas, por menores que sejam, precisam ser incluída se a intenção é ter um resultado preciso.

 

Quer saber mais profundamente se a sua atual Empresa de Comunicação está atendendo às expectativas do seu negócio? 

Solicite agora mesmo a nossa Consultoria Gratuita, iremos analisar o seu negócio a fundo e te mostrar onde estão os possíveis gargalos.

 

 

 

E por último porém não menos importante: Trabalhe sempre em conjunto!

A melhor maneira de evitar qualquer tipo de problema em relação as métricas anteriores, é estabelecer um canal eficiente de comunicação. Para isso, esta comunicação precisa ser sólida desde o início, tendo sempre expectativas alinhadas.

Uma boa maneira de alinhar expectativas é entregando um bom briefing à Empresa de Comunicação a ser contratada. O briefing nada mais é que um conjunto de informações e objetivos que o cliente passa a empresa terceirizada, de modo que a mesma possa fazer um bom trabalho. Com o briefing claro, fica muito mais fácil o alcance dos objetivos e o acompanhamento do progresso dentro do que foi acordado.

 

Ingrah Castro
Ingrah Castro
Ingrah Castro é Inbound Sales na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Graduada em Administração de Empresa pela Faculdade Ruy Barbosa Devry, atua na área comercial a seis anos e é certificada pela RD Station (principal plataforma de marketing digital do Brasil) na seguintes frentes: Plano de Aceleração Comercial e Introdução ao Inbound Marketing, também é certificada na metodologia GTD, Gestão do Tempo e Produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *