Certificação em Inbound Marketing, um certificado HubSpot

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Você já ouviu falar do certificado HubSpot em Inbound Marketing? Você provavelmente já sabe um pouco sobre Inbound Marketing e como ele tem mudado a maneira de pensar (e vender) no marketing digital. Mas sabia que você pode ter uma certificação da HubSpot nessa metodologia?

A HubSpot – maior companhia de Inbound Marketing do mundo – decidiu ajudar vários profissionais de marketing e vendas a aumentarem a efetividade de suas campanhas. Ela reuniu os princípios e práticas do Inbound na HubSpot Academy (a plafaforma de ensino da HubSpot), e lançou a avaliação para o certificado HubSpot.

Certificação em Inbound Marketing, um certificado HubSpot (Marketing Digital )

Desde então, centenas (e depois milhares) desses profissionais têm passado por essa imersão em Inbound, retirado o certificado HubSpot, aplicado a metodologia e conseguido melhores resultados em suas campanhas.

A melhor forma de estudar para tirar o certificado HubSpot é através da HubSpot Academy. Após assistir as 12 aulas do curso preparatório, basta fazer a prova de certificação. Você terá 75 minutos e precisará acertar pelo menos 75% das 60 questões.

 

Por que ter o certificado HubSpot de Inbound Marketing?

Ter o certificado HubSpot de Inbound Marketing é mostrar que você (ou sua empresa) é qualificado na metodologia, e é capaz de atrair, converter, fechar, e fidelizar clientes aplicando as técnicas de Inbound. Mas se ser expert não é motivo suficiente pra você, aqui vão alguns outros:

É gratuito

Tudo o que você precisa saber para tirar o certificado HubSpot está disponível na HubSpot Academy de forma gratuita. Não precisa fazer nenhum curso preparatório externo. Também não há um custo para a emissão do certificado. Ele é disponibilizado em PDF logo depois do resultado.

Fácil acesso aos conteúdos de estudo.

Ao contrário de alguns outros cursos para certificação, os conteúdos para a prova do certificado HubSpot são disponibilizados em diversos formatos: vídeo, slides, textos da aula ou textos complementares. Você pode escolher estudar pela forma que mais favorece a sua aprendizagem.

Outros recursos interessantes são o quiz e o fórum de dúvidas. O quiz pode ser realizado sempre ao final de cada aula. Ele te ajuda a testar o seu aprendizado e te prepara melhor para a prova. Já o fórum é um espaço feito para você tirar as suas dúvidas relacionadas ao módulo que está estudando. O bom é que, mesmo que você não tenha dúvidas, lá você vê alguns tópicos abertos com possibilidades de aplicação do método Inbound trazidas por profissionais de marketing.

É um curso rápido

Tirar o certificado HubSpot só é uma meta de médio/longo prazo se você quiser. O curso é composto de 12 aulas que não duram mais que 45 minutos cada uma. Eu, por exemplo, assistia aos vídeos no meu horário de almoço, e não levei mais que duas semanas para conseguir estudar tudo. Se você preferir um curso intensivo, pode estudar tudo em um ou dois dias e tirar o certificado HubSpot logo em seguida. Bem rápido, não?

Te traz resultados reais

Depois que consegui o certificado HubSpot, fiquei mais confiante de pôr as técnicas de Inbound Marketing em ação. E funciona mesmo! Pouco tempo depois de aplicar os métodos específicos para cada etapa, os resultados foram aparecendo e só cresceram.

O que é preciso saber para tirar o certificado HubSpot?

Como eu disse, quem quer ter o certificado HubSpot, deve fazer o curso da HubSpot Academy. Os cinco módulos do curso são: Introdução à metodologia Inbound, Atrair, Converter, Fechar e Fidelizar. Vou dar alguns detalhes de cada um deles:

Introdução à metodologia Inbound (Inbound fundamentals)

No primeiro módulo você verá o básico: a definição do que é Inbound e por que ele tem mudado a maneira de fazer marketing e vender no mundo. Você saberá quais as características de um Inbound de sucesso e como fazê-lo.

Atrair (Attract)

Esse bloco é formado por quatro aulas que te ajudarão a mergulhar na primeira etapa do Inbound que é a atração. Você aprenderá:

a) Otimizando o seu site para os mecanismos de busca: as técnicas de SEO e o básico que precisa saber para te ajudar a ranquear o seu site em mecanismos de busca como o Google (escolha de palavras-chave, fatores de ranqueamento, link building, etc.)

b) Criando conteúdo com um propósito: o que é conteúdo, por que ele é tão importante para o Inbound Marketing e como criar os conteúdos que a sua audiência deseja ler, utilizar e espalhar.

c) Os fundamentos do blog: as estratégias fundamentais para a criação de um blog de sucesso e como utilizar esse canal para atrair visitantes e convertê-los em leads.

d) Amplificando o conteúdo com as redes sociais: por que as redes sociais são essenciais na estratégia de Inbound e como criar estratégias de mídias sociais que tragam resultados.

Conversão (Convert)

Em Conversão, estão diversos conteúdos que te ajudarão a conduzir o usuário até a ação desejada, através de calls-to action, landing pages e páginas de agradecimento bem formulados:

a) Atraindo cliques com calls-to-action: como são os calls-to-action que chamam a atenção dos usuários, como eles se encaixam no processo de conversão e como construir calls-to-action de sucesso.

b) A anatomia de uma landing page: o que uma landing page de qualidade precisa ter e como analisar a anatomia da sua página, para identificar o que pode ser feito para aprimorar o processo de conversão.

c) Guiando para os próximos passos com a sua página de agradecimento: por que as páginas de agradecimento são uma parte importante do processo de conversão e práticas para melhorá-las.

Fechar (Close)

No estágio de venda, as aulas abordam a importância do envio de e-mail (para a persona certa), a eficiência do alinhamento das equipes de marketing e vendas e a transformação do processo de vendas em processo Inbound.

a) Enviando o e-mail para a pessoa certa: explore o uso do e-mail como uma forma de fechar negócio com os seus clientes, veja o que faz um bom e-mail e como enviar o e-mail certo para a pessoa certa.

b) O poder do Smarketing: saiba como integrar os seus times de vendas (sales) e marketing no smarketing, facilitando os procedimentos internos e usando as tecnologias para aumentar os resultados.

c) Tornando seu processo de vendas Inbound: já que o processo de vendas Inbound é pessoal, você verá como dar suporte ao cliente, acompanhar as suas necessidades e leva-lo à uma excelente experiencia de compra.

Fidelização (Delight)

O último módulo é composto por apenas uma aula, onde você verá os pilares da fidelização do cliente, um checklist da fidelização e algumas orientações para a construção de relacionamento com o cliente.

Nesses conteúdos você encontra o que você precisará saber sobre Inbound Marketing, não só para a prova do certificado HubSpot, mas para aplicar as técnicas com eficácia.

 

Fazendo a prova para o certificado HubSpot em Inbound Marketing

Apesar de já ter experiência com marketing digital e já ter estudado sobre Inbound Marketing, fazer o curso e receber o certificado HubSpot foi uma experiência extremamente enriquecedora, até porque não há maior referência em Inbound do que a HubSpot.

Com a imersão em Inbound que o curso propõe, a prova para o certificado HubSpot não foi difícil (consegui mais de 90% de acerto!), e os resultados vieram rápido! Depois que recebi o certificado me senti mais seguro para colocar as técnicas da HubSpot em prática e ajudar os meus clientes a alcançarem resultados ainda melhores.

Certificação em Inbound Marketing, um certificado HubSpot (Marketing Digital )

Depois de 13 meses o certificado HubSpot perde validade, e é preciso fazer uma re-qualificação – o que é muito bom, já que o mercado muda constantemente e precisamos estar atentos às necessidades das audiências. Eu, por exemplo, farei uma nova prova no final desse ano para atualizar os conhecimentos.

E você? Quer ter o certificado HubSpot também?

Certificação em Inbound Marketing, um certificado HubSpot (Marketing Digital )

Se você também quer ser certificado em Inbound pela HubSpot, deixo aqui algumas dicas para o seu preparo:

1 – Concentração total

Conseguir o certificado HubSpot exige concentração durante as aulas e, principalmente, na hora da prova. Estude em um lugar que não favoreça à dispersão. Pode ser seu escritório, quarto, biblioteca… o importante é que seja um lugar tranquilo e sem muito barulho ou movimentação.

2- Anote o que for importante

Fazer esquemas e pequenos resumos é muito indicado em qualquer processo de aprendizagem, e com o certificado HubSpot não é diferente (seja você experiente ou não). Quando fazemos anotações, exercitamos áreas do cérebro que favorecem à memorização do conteúdo. Você vai precisar de uma boa memória para a prova de certificação da HubSpot.

Além disso, as suas anotações podem te ajudar a estudar ou te ajudar em um momento futuro. Por exemplo, acabei recorrendo à algumas coisas que escrevi durante as aulas para ser mais fiel aos conceitos ao apresentar o Inbound Marketing à alguns clientes.

3 – Responda o quiz de cada aula

Para cada aula, há um pequeno quis para que você possa testar os seus conhecimentos. Faça com atenção, pois ele ajuda muito a estudar para a prova. As questões que você tiver mais dificuldade para responder serão, certamente, as que você encontrará mais dificuldade na prova do certificado. Aproveite para reforçar o que você não sentir tanta segurança.

4 – Respeite o seu tempo

Não adianta fazer o curso às pressas sabendo que o seu ritmo de aprendizado exige mais tempo. Se você consegue estudar bem assistindo 45 minutos de aula por dia, mantenha esse ritmo. Lembre que esse é um conhecimento que você guardará para toda a vida. O certificado não vai sair correndo só porque você não fez a prova em dois dias, ok?

5 – Acompanhe a HubSpot

Como o certificado HubSpot é atualizado todos os anos, a HubSpot costuma lançar materiais novos, e pode ser que o conteúdo das aulas mude um pouco enquanto você estuda. Acompanhando o que a HubSpot publica e faz, você evita o susto de ter que estudar um conteúdo completamente novo.

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Se você estudar bem, verá que a prova não é difícil, e que 75 minutos é tempo suficiente para resolver as questões com tranquilidade. O certificado HubSpot colocará você um passo à frente dos profissionais do mercado que não buscam uma qualificação – na própria página do Certificado, em português, tem depoimentos de várias empresas sobre a importância desta certificação Inbound, olha o meu:

Certificação em Inbound Marketing, um certificado HubSpot (Marketing Digital )

Bem, tentei falar sobre o certificado HubSpot o mais detalhadamente possível. Mas agora é com você. Vai encarar esse desafio? Acesse a HubSpot Academy, assista as aulas e boa prova!

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

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