Automação de Marketing: o que é, como funciona e por que investir

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O que é automação de Marketing? Como a entrega de mensagens e ações programadas ajudam o seu cliente a alcançar a compra?

A cada dia que passa o relacionamento entre empresa e cliente melhora e se torna mais freqüente. Nos dias de hoje não é preciso esperar dias e dias por uma resposta. O caminho da comunicação de tornou muito mais simples, e o visitante só precisa deixar o e-mail para que você possa enviar diversas mensagens que o ajudam a tornar as decisões mais coerentes. Essa inovação começou com o famoso e-mail marketing

O e-mail marketing, é uma das ferramentas mais poderosas e eficazes para os profissionais de marketing, principalmente por ter um custo baixo e retorno rápido e consideravelmente alto.

As campanhas de e-mail marketing são criadas e disparadas com muita facilidade, e tendo um bom acompanhamento os resultados positivos são garantidos. As plataformas mais completas oferecem relatórios eficientes e completos, o que torna as ações facilmente mensuráveis e ajuda os profissionais a tomarem decisões estratégicas de marketing para o seu negócio.

Conforme o número de clientes crescem, torna-se cada vez mais necessária uma tecnologia que favoreça uma relação mais próxima entre empresa e compradores. No entanto com a evolução dos recursos, o e-mail marketing passou a dar lugar a automação de marketing.

Automação de Marketing: o que é, como funciona e por que investir (Inbound Marketing Marketing Digital )

Assim como a tecnologia avança constantemente, os clientes também estão em evolução freqüente. Com isso, a automação de marketing passou a funcionar melhor com os novos consumidores do mercado, fazendo com que o e-mail marketing – por mais eficiente que seja – se torne ultrapassado e menos eficiente que a automação de marketing.

 

Mas o que é Automação de Marketing?

Quando falamos em automação de marketing, é comum que pensemos que se trata apenas de uma ferramenta de disparos automáticos de e-mails. Porém, há muito mais recursos de estratégias por trás dela. A automação de marketing é uma maneira de se relacionar com os seus potenciais clientes de maneira personalizada e escalável, visando oferecer conteúdo certo para o público certo na melhor hora.

Na automação de marketing existe não apenas o envio de e-mails marketing, mas a realização de algumas outras ações de forma programada, com o objetivo de nutrir leads ao longo dos processos de venda.

Com a automação de marketing é possível conhecer as necessidades dos clientes e entender em qual estágio do funil de vendas ele está, visando estreitar a comunicação da empresa com o consumidor, oferecendo soluções ideais ao que ele busca.

Ao entender o lead, é possível proporcionar informações relevantes permitindo avançar o caminho do funil de vendas, até que o cliente em potencial, conclua a compra. Tudo sendo feito de forma mais eficaz, rápida e assertiva, visando economizar tempo, otimizando os investimentos.

Como a Automação de Marketing funciona?

Pense que um visitante acessa o site de sua empresa e ali fornece seus dados pessoais de contato (como nome, telefone e e-mail, em um formulário para assinar a sua newsletter, e possa receber semanalmente as principais notícias do seu setor.

A partir desse momento o visitante deixa de ser apenas um visitante e passa a ser um lead, um cliente em potencial correto?! Pois bem, agora que ele está do topo do funil de vendas é necessário adquirir mais informações sobre esse lead para que entenda qual sua necessidade e o que ele busca, problemas e necessidades.

Conforme o cliente interage com suas mensagens e com o seu site, o rastro de conteúdos mais acessados é deixado, mostrando para você em que ele realmente está interessado. Com isso você utiliza as informações para enviar conteúdos específicos que farão com que ele cresça na jornada de compra e converta mais no seu site.

Esse processo de interação entre lead e conteúdo vai mostrando a ele as opções de solução que ele possui e que precisa, deixando-o mais seguro e certeiro sobre a compra. Ao longo desse processo ele vai passando pelo funil de vendas até que chegue a parte mais estreita: a fase de conversão ou venda.

Sem ter a ajuda da automação de marketing, esse processo poderia ser feito manualmente, porém estaria sujeito a falhas e erros que resultariam na perda de tempo e de clientes, prejudicando seus resultados e objetivos.

A principal vantagem da automação de marketing é justamente essa: você faz tudo de maneira automática, mais segura, programando seu software para que dê início às ações de interação, sem precisar fazer qualquer função manualmente, eliminando erros comprometedores.

 

Por que investir em automação de Marketing?

Mesmo tendo números pequenos de clientes, é necessário investir em ferramentas de automação de marketing. Sem ter esse auxílio, será mais difícil você aumentar o número de potenciais clientes. No entanto, a automação de marketing não serve apenas para recrutar mais clientes, mas contribui para diversos outros fatores, como:

Aumento das Vendas

Elevar a receita é um objetivo que você possui para a sua empresa, mas muitas vezes os clientes em potencial que chegam até você não estão prontos para finalizar a compra.

A automação de marketing surge como principal opção para nutrir os melhores leads a partir de conteúdos relevantes.

A partir da necessidade dos leads, é possível alcançar de forma rápida, eficiente e personalizada, fornecendo o conteúdo mais ideal para ajudar a entender melhor o seu negócio, mostrando como você  possui a melhor solução para sua necessidade. Com isso, você irá criar um relacionamento, ajudando a finalizar o processo de venda com mais agilidade e eficiência.

Qualificação dos leads

Ao criar um fluxo de e-mail automatizados, seus leads passam a receber o conteúdo relacionado a sua empresa. Sendo assim, passam a entender melhor qual a necessidade que elas buscam ou problema que pretendem resolver, qual a solução e o porquê seu negócio é o mais ideal a ajudá-la nesse momento, diferente dos demais.

Esse é o processo que melhor qualifica os leads, tornando-os mais preparados para realizar uma determinada compra. Com essa qualificação é possível escolher as melhores oportunidades para seus vendedores, enquanto as outras estão sendo trabalhadas e nutridas.

Relacionamento

Atualmente a automação de marketing é uma das melhores ferramentas para manter o relacionamento entre empresa e clientes, deixando os laços mais próximos e propícios a realizar novas compras.

Redução do Custo de Aquisição de Clientes

Através de uma comunicação mais eficiente, é possível reduzir os cursos de manutenção da base dos leads, garantindo maior assertividade no processo de conversão.

 

A automação de marketing é uma das principais e mais eficientes ferramentas do Inbound Marketing, permitindo nutrir leads com mais rapidez, qualidade e eficiência, reduzindo os erros e a perda de tempo. Através da automação de marketing planejada e bem executada, você poderá otimizar os seus processos internos e gerir melhor os seus clientes em potencial, identificando oportunidades de vendas e preparando os demais leads.

Ficou com alguma dúvida sobre a automação de marketing? Comente abaixo e nós esclarecemos para você!

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

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