Guia Completo: Como contratar pela primeira vez uma agência digital?

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Não sabe por onde começar a pesquisa por uma boa agência digital?

Consolidar uma presença online, com um investimento adequado em campanhas e acompanhamento dos resultados em tempo real é algo inevitável para qualquer tipo de negócio que queira aproveitar a internet para conquistar novos clientes. Porém mesmo sendo uma das formas de comunicação mais acessíveis, nem todos os profissionais obtém o conhecimento básico para tirar o melhor proveito da ferramenta.

Neste contexto, contratar uma agência digital surge como uma ótima alternativa para trazer resultados ao negócio, uma vez que profissionalizar a estratégia fará com que você e sua equipe tenham tempo para se concentrarem na parte central do negócio.

Mas, como tudo no mundo dos negócios, a escolha de um fornecedor digital de confiança e que entregue o que foi prometido, não é fácil. Sempre será um desafio, seja na hora de entender quais os melhores canais para investir ou até mesmo em qual agência digital confiar.

Outra ressalva também que fazemos é com relação a maneira como as agências deverão ser vistas, pois o Marketing que antes era considerado um custo para as empresas, hoje deve ser visto com um investimento altamente mensurado. 

Então é de fundamental importância que todas as estratégias dessa agência estejam alinhadas com o planejamento da sua empresa, fazendo com que seus resultados sejam alcançados com prazos definidos.

 

Conheça agora 06 dicas imperdíveis para você não errar na hora de contratar uma agência digital:

Você encontrará orientações que deverão ser levadas em conta desde o momento da pesquisa até quando for assinar o contrato com a agência digital!

Guia Completo: Como contratar pela primeira vez uma agência digital? (Marketing Digital )

1 — Pesquise o portfólio da agência digital

O Portfólio da agência digital é o seu maior tesouro, pois é onde se pode ver os trabalhos que já foram desenvolvidos, assim como as empresas que já foram atendidas. Se atente se eles mencionam o nome das empresas que eles atendem e que já atenderam, isso demonstra que eles não têm nada a esconder.

Não seja tímido (a), peça o contato de duas ou três empresas que estão neste portfólio e ligue para elas. Peça para falar com o setor de marketing e seja franco (a). Diga que você está estudando a possibilidade de contratar a agência X e gostaria de recomendações dela. Pode ter certeza, com essa atitude você vai saber de verdade se essa agência será uma boa parceira de negócios.

 

2 — Veja a reputação da agência em sites de reclamação

Não menos importante que conhecer o portfólio da agência, é saber a sua reputação em sites de reclamação de clientes, como o “Reclame aqui”. Assim, não deixe de avaliar o que dizem sobre ela nesses espaços online.

Além do site Reclame Aqui, considere avaliar possíveis queixas de clientes sobre a agência em sites como Reclamão e Denuncio, que também possuem a mesma função do Reclame Aqui.

 

3 — Confira os depoimentos de clientes sobre a agência

As redes sociais digitais são mais do que sites de interações, elas permitem que determinadas empresas, como agências digitais, sejam avaliadas e recebam notas.

Caso a agência possua páginas em sites de redes sociais, não deixe de conferir os depoimentos de clientes sobre ela e nem as notas que ela recebe nesse ambiente. É uma excelente maneira de verificar, do ponto de vista de clientes que já foram atendidos, se o trabalho desenvolvido pela agência tem a tradição de superar as expectativas e oferecer soluções criativas e impactantes para os negócios.

 

4 — Veja as aptidões da equipe da agência digital

Já ouviu ou leu aquele aforismo de Michael Jordan que diz “com talento ganha-se partidas; com trabalho em equipe e inteligência, ganha-se campeonatos”? Pois bem. Esse aforismo nunca fez tanto sentido como agora! Avaliar a equipe da agência é primordial no processo de contratação e por que não para ganhar o seu campeonato?

Verifique a expertise da equipe e quais as formações dos membros que a compõe. Geralmente, uma equipe de agência digital, dependendo de sua área de atuação específica, é formada por jornalistas, relações-públicas, publicitários, profissionais de marketing, designers e redatores, além de um profissional que trabalha com arte. Verifique quais certificações esse time de profissionais possui, quais cursos fizeram – atualmente isso é fácil de verificar, é só olhar o Linkedin.

 

 

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5 — Verifique se a agência digital se preocupa com resultados e se ela cumpre prazos

Antes de assinar o contrato com a agência, verifique se ela emite relatórios que apontam resultados, oportunidades e pontos a serem melhorados, diante de possíveis resultados insatisfatórios. Peça um modelo de relatório que você receberia caso fosse um cliente. Além disso, investigue se ela tem a tradição de cumprir prazos, como fazer publicações periódicas de conteúdos (se for o caso) obedecendo o que está acordado no contrato.

Essa avaliação pode começar desde o momento em que você estiver em negociação com a agência, caso não exista cumprimento de prazos no momento da conquista, ou seja, se o time comercial promete que vai te ligar tal hora e não ligar, ou que vai te enviar tal documento e não envia, você já consegue perceber que nem em um dos momentos mais importantes que é de conquistar o cliente, essa agência está preparada, quanto mais cumprir com os prazos do dia-a-dia. ESQUEÇA!

 

6 — Investigue se a agência digital oferece atendimento no pós-venda

Sendo um dos problemas centrais na relação entre agência e clientes, verifique se a agência fornece suporte e comunicação adequada para resolver problemas em serviços que já foram entregues. Esse é aquele típico problema que enche as páginas do “Reclame Aqui”. Por isso, é muito importante fazer uma investigação prévia.

Procure saber quem será o gestor da sua conta quando você assinar o contrato, se possível vá conhece-lo (a), se vocês estiverem em cidades distintas, agende um call via skype, mas conheça previamente a pessoa que irá lhe atender e resolver seus possíveis problemas. Geralmente em um primeiro contato (mesmo à distância) já se consegue identificar se aquela pessoa será proativa e se ela tem autonomia, ou se será uma lesma que precisa de supervisão para tudo.

 

Foco no Resultado do Cliente:

Contratar um serviço nessa área é um grande investimento, por isso é tão importante toda essa analise prévia, pois uma vez cometido o equivoco de contratar uma agência que não vai cumprir o prometido, a dor de cabeça para desfazer o erro é muito grande e cara.

ATENÇÃO: Agências que não mostram os reais efeitos das estratégias digitais nas taxas de conversão, não são agências que se preocupam verdadeiramente com os resultados, ou seja, as estratégias devem ser pensadas focando sempre nas vendas e metas do cliente, e não apenas em visitantes para seu site e curtidas, por exemplo.

Além disso, é importante que a agência ofereça o melhor em serviços, personalizando o planejamento de acordo com os desejos do cliente, fazendo com que o sucesso da empresa se torne sempre um motivo para comemorar junto, até porque o sucesso do cliente é o sucesso dele também.

 

Agora que você já sabe os principais pontos que deve levar em conta antes de contratar uma agência, faça uma lista, marque reuniões, observe e então tome  a sua decisão.

Supondo que você já esteja a par de todas a informações sobre a agência, o caminho é simples: entre no site da agência digital e agende uma consultoria. Aqui na Intermídias a consultoria é gratuita. Que tal agendar uma agora?

 

 

Ingrah Castro
Ingrah Castro
Ingrah Castro é Inbound Sales na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Graduada em Administração de Empresa pela Faculdade Ruy Barbosa Devry, atua na área comercial a seis anos e é certificada pela RD Station (principal plataforma de marketing digital do Brasil) na seguintes frentes: Plano de Aceleração Comercial e Introdução ao Inbound Marketing, também é certificada na metodologia GTD, Gestão do Tempo e Produtividade.

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