3 Maneiras Para Testar Produtos na Sua Loja Virtual

Marketing de Performance: transparência na relação investimento/retorno no Marketing Digital
2 de Fevereiro de 2016
Facebook Leads: veja como gerar leads no Facebook ficou ainda mais fácil!
7 de Março de 2016

Colaboração de:

Ryan Stweart

3 Maneiras Para Testar Produtos na Sua Loja Virtual (Marketing Digital )Ryan Stweart é especialista em marketing digital e fundador da agência Webris que se dedica a escrever sobre temas da atualidade. Com mais de 8 anos de experiência no Digital, se considera sortudo por ter trabalho com clientes impressionantes e ajudado a resolver problemas digitais complexos.

Muitas pessoas tem uma ideia fixa do que querem vender, começam a montar sua loja virtual, investem rios de dinheiro para montar aquele site perfeito que vai atrair todos os clientes e, quando vão fazer aquela primeira campanha de marketing no PPC ou em outros canais, “puft..”, é aquele desastre.

Daí começam a pensar: “Mas poxa, eu fiz tudo certinho, coloquei meus anúncios no Adwords e Facebook, todos relevantes para a minha empresa e nicho. Fiz até uma busca por palavras-chave que estavam bem ranqueadas, investi na rede de display e até em outros canais de marketing e nada”.

O que será que aconteceu com a campanha? Será que o que me ensinaram na internet sobre PPC, design, SEO e Marketing são só balelas?

Bom, nem tudo é perfeito como no papel e na teoria, quem nunca passou pela prática não entende o que realmente vai acontecer, só tem uma ideia.

Felizmente, é possível ter uma ideia de como seriam as vendas daquele produto que escolhemos ao fazer TESTES. Antes de pegar todo o dinheiro do seu orçamento e gastar num produto, porque não testá-lo primeiro com um orçamento pequeno e sites que você pode construir praticamente de graça? Por que não usar o público ou amigos que você já tem nas redes sociais a seu favor? Como ter uma ideia no mundo real do que aquilo que vou investir vai me dar retorno?

Vamos responder a essas perguntas neste post de hoje.

 

O Que Você Vai Aprender

  • Como Usar Seus Amigos E Conhecidos No Facebook Para Fazer Seus Testes
  • Como Usar Plataformas de E-commerce Para Testar
  • Como Testar Através do Drop shipping

 

Como Usar Seus Amigos E Conhecidos No Facebook Para Fazer Seus Testes

Esse estudo de caso foi feito por Noah Kagan do site AppSumo. Ele fez um teste usando tanto o Facebook quanto o e-mail para validar um novo produto que ele tinha em mente, carne seca.

Usando as próprias redes sociais, ele entrou em contato com amigos e seguidores perguntando se eles tinham interesse em comprar carne seca.

Primeiro ele enviou e-mails para os contatos:

3 Maneiras Para Testar Produtos na Sua Loja Virtual (Marketing Digital )

Depois entrou no Facebook e postou para ver qual era o Feedback:

3 Maneiras Para Testar Produtos na Sua Loja Virtual (Marketing Digital )

Depois ele entrou na Ferramenta Facebook’s Search Graph e procurou todas as pessoas que eram suas amigas e gostavam ou de carne seca ou que faziam alguma dieta:

3 Maneiras Para Testar Produtos na Sua Loja Virtual (Marketing Digital )

As mensagens que ele enviava eram claras, se alguém estivesse interessado no produto, enviasse o dinheiro para o Paypal dele como uma pré-venda.

Qual o resultado desse trabalho? Mais de 3 mil dólares em 24 horas. Com certeza esse produto seria um sucesso de vendas.

Aqui no Brasil seria um pouco complicado fazer a última parte, pois o Graph Search do Facebook ainda não funciona por aqui, mas nada que as outras duas partes não pudessem ser validadas.

 

Como Usar Plataformas de E-commerce Para Testar

Antes de construir a sua própria loja virtual, você pode utilizar soluções que já estão prontas no mercado. Com essas soluções, que muitas vezes lhe dão um período de teste gratuito, você pode criar uma loja virtual de testes e testar se aquele tráfego converte ou não.

Algumas plataformas com um período de testes gratuito que podemos citar para facilitar a sua vida são: Gospaces, Bigcommerce, Shopify e tantas outras que já existem no mercado.

Monte a sua loja usando as melhores práticas, direcione o tráfego das suas campanhas de Marketing (Adwords, Facebook, etc.) diretamente para ela, aguarde um tempo hábil dado a característica do seu produto e veja como as vendas progridem no seu site.

Não se esqueça de otimizar a sua loja de testes como se fosse a sua própria loja online.

Após vender por um tempo, dê uma olhada nas receitas geradas e você terá uma ideia clara se aquele produto tem realmente um público interessado, qual seria a margem de lucro, o ROI (retorno sobre o investimento) e o potencial de crescimento. O melhor de tudo? Você não gastou praticamente nada para montar todo o aparato necessário da sua loja.

 

Como Testar Através do Drop Shipping

Você quer arriscar menos ainda na venda do seu produto? Após criar uma loja grátis como no caso acima, você poderá (caso seu produto não seja de fabricação própria) fazer o drop shipping dele.

Para quem ainda não sabe o que é o dropshipping, ele é uma forma de venda online onde você não necessita de um estoque e nem de um grande capital para começar. A pessoa compra na sua loja virtual, você contata o fornecedor do produto, e o mesmo o envia diretamente para o seu cliente, ou seja, você só vai pagar por aquele produto enviado.

Essa é uma ideia bastante interessante para quem está com um orçamento bastante apertado e teve a ideia de vender um produto que pode ser fornecido por um terceiro. Utilizando os dois últimos tópicos, você só gastaria com a geração de tráfego, caso ele fosse pago, e com a compra do produto a ser enviado.

 

Conclusão

Existem muitas maneiras de testar um produto que você quer vender na sua loja online, em algumas delas você não precisa necessariamente gastar dinheiro na confecção do site, sistema de pagamentos, domínio e hospedagem, sem antes ter certeza que o seu produto tem uma clientela que vai lhe trazer um bom retorno.

Achar uma palavra-chave ideal com bastante buscas, ver se o produto está em tendência e analisar a concorrência são grandes formas de começar com o pé direito, mas nunca se esqueça da fase em que o produto deve ser testado no mundo real e como as pessoas vão reagir a ele.

Gostou do artigo? Deixe seus comentários abaixo.

 

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *