erros no Inbound Marketing
Conheça os principais erros na aplicação do Inbound Marketing
14 de julho de 2017
Quanto custa o Inbound Marketing

Quanto custa o Inbound Marketing? Essa é uma pergunta muito comum que ouvimos de empresários, diretores de Marketing, Diretores Comerciais, CEOs, e todo profissional que sabe que precisa acompanhar a evolução do mercado de marketing e comunicação.

 

Portanto, se você deseja implementar o Inbound Marketing na sua empresa e também deseja saber se é viável, esse artigo é para você. Você vai saber diferenciar a percepção de caro e barato, e entender que essa percepção depende exclusivamente de uma coisa: o retorno sobre o valor pago (ROI).

Mas antes de pensar no orçamento em si, gostaria de lhe fazer algumas perguntas:

  • Como está a estratégia de Marketing Digital da sua empresa hoje?
  • Quanto tempo você gasta discutindo resultados com sua agência digital, atualmente?
  • Você sabe detalhes sobre os visitantes do seu site? Como por exemplo, quem eles são ou porque eles visitam o seu site?
  • Parte destes visitantes com certeza possuem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa, mas você sabe quais são?

Pois é, se você não conseguiu responder estas perguntas, sua atual estratégia de marketing está muito mais voltada para gerar visitantes (volume), e não gerar leads. E como você já deve saber, existe uma diferença BEM GRANDE entre visitantes e leads.

Através de uma estratégia orientada por métricas de negócios, o Inbound Marketing faz uma relação mais clara entre os investimentos em marketing digital e os negócios gerados por ele, fazendo com que haja uma mensuração mais precisa do retorno sobre investimento.

Por isso, inclusive, que você pode ouvir a expressão “Novo Marketing” quando estiver lendo sobre o Inbound, uma vez que antigamente o Marketing era considerado apenas custo, e atualmente é visto como parte da estratégia de vendas, como um investimento ligado diretamente à fonte de receita das empresas.

 

Mas afinal, quanto custa o Inbound Marketing?

Infelizmente não existe uma resposta fixa para essa pergunta. Então terei que responder com: depende. Existem vários aspectos a serem analisados ao se construir uma estratégia de Inbound Marketing.

O valor do projeto de Inbound vai depender muito do que a empresa já possui no cenário digital, como:

  • quantidade de visitas;
  • leads vindos do site;
  • análise do funil e das taxas de conversão do negócio;
  • mapeamento dos ativos digitais;
  • automação do marketing ativa;
  • campanhas de mídia online;
  • relacionamento com o comercial;
  • entre vários outros aspectos.

Mas antes de querer saber quanto custa o Inbound Marketing, sempre mostramos o valor do mesmo ao nossos possíveis clientes, pois como já dito anteriormente, a percepção de caro e barato é bastante relativa e diretamente influenciada quando você entende o real valor daquilo que está comprando ou contratando.

Geralmente os gestores entendem o valor do Inbound quanto estratégia, mas têm receio do preço que pode ser cobrado para um projeto. Isso pode acontecer com empresas que sempre enxergaram as estratégias de Marketing como custo e não como uma inteligência.

Por conta disso, quando estamos apresentando nossas soluções para profissionais da área, lançamos a seguinte pergunta: “Você sabe quanto custa não fazer Inbound Marketing?”.

Geralmente há uma surpresa nesse momento, pois esse não é o  questionamento esperado.

“Então você está me falando que eu estou perdendo dinheiro por não investir em Inbound?”

Sim você está! Esse custo está relacionado à visibilidade da sua marca, competição com concorrentes, eficiência nas vendas e o principal, na receita da empresa.

 

O seu site está atraindo clientes?

A visibilidade da sua marca está diretamente ligada a ter um site atrativo, focado nas suas personas, otimizado para o Inbound e que gere conversões. Se o site da sua empresa não possui essas características, sua empresa está correndo risco de perder oportunidades de venda.

O primeiro possível cliente que vai embora é aquele que não encontra no seu site o que está procurando. E geralmente a paciência do usuário não é tão grande.

Se seu possível cliente entrou no seu site e não encontrou logo de cara o que ele estava procurando, as chances dele ir procurar a solução em outro lugar é bem alta.

Esse tipo de visitante além de não comprar de você, também não vai recomendá-lo. E uma das estratégias do Inbound é que seus clientes se tornem “vendedores” da sua marca, uma vez que você não apenas vende produtos ou serviços a ele, você ajuda a solucionar seus problemas.

O segundo possível cliente que a sua empresa perde ao não fazer Inbound Marketing é aquele que visita o seu site, consegue encontrar o que está procurando, mas não encontra o valor na sua oferta, ou seja, o que o diferencia dos demais players.

Com isso, ele não se sente atraído o suficiente para escolher a sua solução. Se todas as ofertas forem iguais, provavelmente ele escolherá a com melhor custo benefício.

Se além disso, a sua empresa não tiver um blog, com conteúdos atualizados e interessantes para os seus possíveis clientes, sua empresa estará correndo o sério risco de ter:

  1. Dificuldade em ser encontrada no Google, principalmente quando seus possíveis clientes estiverem procurando as soluções que sua empresa oferece.
  2. Pouco ou nenhum tráfego e leads vindos das redes sociais.
  3. Falta de autoridade da sua empresa diante de oportunidades e concorrentes.
  4. Possíveis clientes considerando sua marca como antiquada por não estar no meio digital.  Consequentemente eles acabarão optando pelas empresas que estão mais à frente no tempo.

Sem pensar em todos esses quesitos mencionados até agora, sua empresa estará fadada a não se destacar no mercado e acabar perdendo fôlego para os concorrentes que estão sempre cada vez mais agressivos.

Investindo na estratégia do Inbound Marketing e utilizando as ferramentas certas, seus vendedores passarão muito mais tempo trabalhando em leads qualificados (contatos prontos para se tornarem seus clientes), e consequentemente seus esforços serão para encontrar a melhor maneira de ajudá-los, ao invés de tentar convencê-los a não desligar o telefone.

E o que dizer quando seus concorrentes entendem e investem na metodologia do Inbound Marketing antes da sua empresa? Só uma palavra: “CORRE!”

A tendência é que eles sejam os primeiros a vender para a seus potenciais clientes, pois serão os primeiros a serem encontrados na internet, e consequentemente  ganharão reputação como líderes e autoridade no setor.

É provável também que o boca a boca do seu concorrente seja melhor que o seu, pois eles possuirão uma melhor divulgação da marca feita pelos próprios clientes, uma vez que ele está os ajudando a resolver seus problemas (proposta de valor).

 

E minha receita? Vai aumentar?

Toda empresa privada visa isso: “Aumento na Receita”, e o maior custo de não se fazer Inbound Marketing se reflete na sua receita.

Os atuais métodos na captação de novos clientes da sua empresa estão funcionando? O setor Comercial está alinhado com o Marketing da sua empresa? Sua marca está com boa visibilidade?

Se as respostas para essas perguntas forem: “não”, então ficará muito mais difícil de conseguir novos clientes e consequentemente aumentar receita.

Se seus vendedores não estão sendo nutridos pelo marketing com leads qualificados para tornar o processo de vendas mais eficaz e recorrente, como você vai se diferenciar dos seus concorrentes e ganhar situações competitivas?

Obtendo as informações do lead e trabalhando em cima delas, sua equipe de vendas conhecerá melhor o potencial cliente convencendo-os de que a sua proposta é a melhor para eles.

A melhor característica do Inbound é que é possível calcular o seu ROI (retorno sobre investimento) dentro do seu orçamento de marketing. Agora eu que pergunto: Você pode realmente pagar o preço em não começar a fazer Inbound Marketing hoje?

Como já dizia Albert Einstein, insanidade é fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes!

Mas se você quer obter resultados diferentes, solicite uma consultoria gratuita através desse link.

Ingrah Castro
Ingrah Castro
Ingrah Castro é Inbound Sales na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Graduada em Administração de Empresa pela Faculdade Ruy Barbosa Devry, atua na área comercial a seis anos e é certificada pela RD Station (principal plataforma de marketing digital do Brasil) na seguintes frentes: Plano de Aceleração Comercial e Introdução ao Inbound Marketing, também é certificada na metodologia GTD, Gestão do Tempo e Produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *