Quando é hora de contratar uma agência de Inbound Marketing?

Como aumentar as vendas utilizando inbound marketing e crm de vendas
Como aumentar as vendas utilizando Inbound Marketing e CRM de Vendas
31 de maio de 2017
inbound-marketing
Inbound Marketing: Entenda a nova forma de fazer marketing
11 de julho de 2017
contratar uma agência de Inbound Marketing

Contratar uma agência de Inbound Marketing, contratar mais colaboradores ou capacitar a minha equipe gerir este setor? Veja o que levar em consideração para tomar a decisão.

Você já conhece o processo de Inbound Marketing e sabe o potencial que ele tem para agregar à sua empresa, acelerando o fluxo de vendas, diminuindo o custo de aquisição de clientes e aumentando o retorno de investimento.

Nesse momento, é muito comum que surjam muitas dúvidas que dificultam uma transição imediata para o Inbound:

  • É hora de contratar uma agência de Inbound Marketing?
  • Será possível implementar a metodologia com a minha equipe atual?
  • Começar do zero não aumenta o tempo de retorno de investimento?
  • Precisaremos contratar especialistas para trabalhar especificamente nesta área?
  • O ROI continua positivo se eu contratar uma agência?

A verdade é direta: para se ter sucesso, é preciso ter uma boa presença digital, construída com uma estratégia consistente e objetiva. No entanto, o Marketing Digital é uma área vasta e que se atualiza com freqüência, pois são continuamente lançadas tecnologias que possibilitam alcançar o público em potencial de forma mais assertiva.

Por isso, durante a escolha, deve-se ser considerado que os profissionais dedicados ao Inbound Marketing em uma empresa precisam estar prontos para acompanhar as transformações do mercado.

Hoje vamos esclarecer as principais dúvidas em relação a implementação de uma estratégia de Inbound Marketing.

 

Contratar uma agência de Inbound Marketing ou capacitar uma equipe?

Apesar de muitos optarem por arriscar e tentar internamente treinar suas equipes, a grande maioria ainda opta por terceirizar o serviço e contratar uma agência de inbound marketing especializada no assunto. Veja por quê:

 

  • Tempo de aprendizagem e experiência

Se você estiver considerando treinar a sua equipe para começar a implementar o Inbound Marketing, precisa levar em consideração o tempo de aprendizagem da metodologia. Da forma como o mercado se estruturou, é provável que você tenha na sua equipe profissionais especializados em mídias sociais ou produção de conteúdo. Acontece que, no Inbound Marketing, você precisará contar com uma equipe que compreenda cada etapa como um processo, ainda que seja especialista em uma função.

Dominar os conceitos e as técnicas de Inbound Marketing requer tempo. Para além do conteúdo, as experiências de erros e acertos farão com que as estratégias deem certo.

Nesse quesito, há vantagens em começar a estruturar contratando uma agência de Inbound Marketing. Sua equipe já passou por essa linha de aprendizagem e experiência com mais de uma empresa, e já tem a segurança de sugerir melhorias em cada etapa.

 

  • Equipe especialista nas principais ferramentas

Como dito anteriormente, o Marketing Digital é uma área muito ampla e que se atualiza com frequência. Por isso, treinar sua equipe pode se tornar um desafio: existe muito conteúdo disponível, muitas ferramentas a aprender, muitas técnicas usadas no mercado. Isso pode dificultar ainda mais o aprendizado e implementação do Inbound na sua empresa.

Nas principais agências de Inbound Marketing do mercado, existe um treinamento direcionado para as equipes voltado para as principais ferramentas do mercado. Sendo assim, essa equipe é comumente certificada nelas, e possui expertise no uso das mesmas. Por acompanharem o desenvolvimento das plataformas, é muito comum que os times de marketing das agências acompanhem as inovações com mais frequência.

 

  • Múltiplas competências

Esse fator é muito relevante para quem deseja pesar o investimento para implementar o Inbound.

Se você optar por montar sua própria equipe especialista em Inbound Marketing, terá que recrutar profissionais qualificados para planejar, implementar e executar as melhores estratégias para sua empresa.

Mas isso não é tudo. Para que a máquina do Inbound funcione bem, você também precisará de redatores, designers, produtores de vídeos, especialistas em e-mail marketing, redes sociais e muitas outras coisas. Ou seja, teria um custo muito elevado e teria muito mais trabalho para selecionar cada um desses profissionais.

Contratando a agência de Inbound Marketing, todo esse trabalho não existirá e seus custos serão menores. A agência de Inbound Marketing  já possui um time com todos esses profissionais de diferentes áreas para atender toda demanda que sua empresa tiver.

 

 

  • Parceria no uso das ferramentas de Marketing Digital

Uma vantagem de contratar uma agência de Inbound Marketing para gerir a sua estratégia está no acesso às ferramentas de Marketing Digital, especialmente as de Automação de Marketing e de anúncios.

Além de já terem aprendido a como utilizar melhor essas ferramentas, existem muitos programas de parcerias com agências que permitem que estas testem novas funcionalidades antes dos demais usuários, e tenham contato direto com a equipe de suporte.

 

  • Busca por resultados e alta performance

Por já possuir experiência com outros clientes, uma agência de Inbound Marketing conhece melhor as estratégias e os indicativos de sucesso. Essa mesma experiência permitirá identificar melhor os gargalos da sua empresa e como desobstruí-los.

Sendo assim, todos os projetos desenvolvidos possuem foco em otimizar campanhas de geração de leads para aumentar o ROI de sua estratégia de Inbound Marketing.

 

O que levar em conta quando na hora de contratar a agência de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma área que fascina a muitos e gera resultados para quem contrata a agência e para a agência contratada. Sendo assim, muitas agências no mercado estão oferecendo o serviço sem possuir a experiência necessária, com pouca capacidade para garantir os resultados que os clientes esperam.

Por isso, saiba escolher bem na hora de contratar agência de Inbound Marketing para que tenha seus resultados elevados como os esperados, feitos por uma equipe realmente preparada e experiente no assunto.

 

  • Especialização

O Inbound Marketing é uma área de grande potencial no mercado atual e permanecerá por bastante tempo. Com isso, muitas agências especializadas em outras áreas migram para o Inbound sem ter realmente o Inbound Marketing como foco e principal conhecimento. Por vezes, a mudança vai bruscamente do Marketing Offline para o Inbound Marketing.

Outras vezes agências oferecem até mesmo o serviço de Inbound Marketing como uma reunião de serviços oferecidos. Por exemplo, agências que trabalham com produção de conteúdo, mídias sociais, mídia online. Acontece que a estratégia de Inbound marketing exige que a agência contratada trabalhe com esse serviço como um grande projeto, e não apenas um pacote.

O Inbound Marketing é uma área que exige real experiência e muito conhecimento.  A área é relativamente nova no Brasil e muitas agências não estão tão bem preparadas. Então dê preferência por contratar uma agência de Inbound Marketing que possua certificação e real conhecimento, a especialidade fará muita diferença na hora de alcançar seus objetivos e resultados.

Antes de contratar a agência de Inbound Marketing, pesquise sobre a sua história, há quanto tempo ela atua no mercado, e principalmente se é se ela trabalha especificamente com Inbound Marketing.

 

  • Cases e Referências

As referências são realmente muito importantes. Antes de contratar uma agência de Inbound Marketing, pesquise outros fatores sobre ela, como as referências e os cases de sucesso, até mesmo de insucesso.

A melhor maneira de saber se está contratando a agência de Inbound marketing certa é conhecendo alguns de seus clientes, pesquisando sobre seus resultados.

 

  • Certificações

Um critério a se pensar na hora de contratar a agência de Inbound Marketing é saber sobre a equipe que trabalha para essa empresa. O mais adequado é optar por uma agência que é formada por um time qualificado nas principais ferramentas de Inbound Marketing.

Diversas empresas como, Hubspot, Rock Content e Resultados Digitais, oferecem programas de certificação conceituadas para o mercado, mostrando realmente a capacidade da agência e de seus profissionais.

 

Esses são fatores indispensáveis para contratar uma agência de Inbound Marketing. Procure, pesquise e analise qual a agência irá atender melhor suas expectativas e melhor se encaixa com a sua proposta de negócio.

Faça uma avaliação gratuita e peça um plano de negócios. Isso lhe ajudará a decidir melhor.

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *