7 motivos pelos quais fazer APENAS publicidade tradicional não vai te ajudar em tempos de crise

Dicionário: Termos do universo do E-mail Marketing
25 de Maio de 2015
SEGREDO: Automatizar e-mails pode ser a chave para você aumentar suas vendas!
10 de novembro de 2015

O mercado (mundial) está em crise, e, com os recursos cada vez menores, não sobra espaço para erros. Em meio a esse cenário, as mídias tradicionais, como televisão, jornais, panfletos e outdoors, começaram a dividir espaço com o marketing digital – com todos os avanços tecnológicos que esta área vem conseguindo e o desenvolvimento de novos formatos de anúncios na internet.

Esse caminho era previsível, uma vez que, nas mídias digitais, pode-se distribuir sua oferta de forma mais assertiva – direcionando seu conteúdo especificamente para o seu público-alvo e, principalmente, medindo os resultados obtidos. Essa mensurabilidade do marketing online é fundamental para avaliar a eficiência dos investimentos de mídia (inclusive offline) e compreender o papel de cada canal do seu mix de comunicação na geração de resultados.

Quando se está poupando recursos e otimizando esforços, calcular o retorno sobre o investimento por canal e descobrir quanto cada mídia contribuiu, direta ou indiretamente, dentro das etapas do funil e da conversão (a realização da ação esperada no site) proporciona uma maior previsibilidade para o seu negócio e uma visão estratégica de como otimizar seus investimentos.

Infelizmente, não podemos dizer o mesmo da publicidade nos meios de comunicação tradicionais e isso ocasiona 7 problemas de investir apenas no chamado “velho marketing” – inclusive, os dois últimos são os mais preocupantes.

 

E como podemos melhorar a custo/benefício do investimento de comunicação em crise?

Nos últimos anos, a publicidade tem passado por uma transformação ainda maior na forma de se propagar anúncios: as pessoas simplesmente não querem ser abordadas o tempo todo por marcas, que acabam, muitas vezes, bombardeando o internauta com produtos e serviços que não despertam o seu interesse.

Uma pesquisa da Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade Oxford , que mapeia os hábitos e comportamentos de consumo de mídia em diferentes lugares do mundo, mostra que, no Brasil, a internet é mais usada como fonte principal de notícias do que a televisão (91% contra 81%). Além disso, é cada vez maior o número de pessoas que usam softwares para bloquear anúncios – no Reino Unido, chega a 39%; nos EUA, a 47%.

 

7 motivos pelos quais fazer APENAS publicidade tradicional não vai te ajudar em tempos de crise (Inbound Marketing )

 

Sim, mas quais são os 7 problemas de usar apenas publicidade tradicional?

7 motivos pelos quais fazer APENAS publicidade tradicional não vai te ajudar em tempos de crise (Inbound Marketing )

O grande problema da publicidade tradicional, quando mal utilizada, é que ela entra “sem pedir

 licença”, se tornando invasiva para o consumidor. O seu foco é “correr atrás do cliente”, mesmo que ele não queira. Em muitos casos, o possível comprador acaba associando a marca a algo negativo, tamanha a perseguição que ele sofre quando está navegando na internet.
Pesquisas mostram que o Outbound Marketing é responsável por apenas 10% dos cliques na web. Basicamente, essa exposição toda se torna ineficiente e a um custo extremamente alto. Sabe por que?

 

 

7 motivos pelos quais fazer APENAS publicidade tradicional não vai te ajudar em tempos de crise (Inbound Marketing )

Ter coragem para mudar é o que pode fazer a diferença em tempos de crise!

O estudo do Reuters Institute apresenta o Brasil como o maior mercado de mídia da América do Sul e afirma que os brasileiros estão entre os maiores consumidores de blogs e redes sociais do mundo. Cita ainda o declínio da economia brasileira para notar os recorrentes cortes e demissões na mídia tradicional. Especialmente em fase de crise, as empresas precisam de uma estratégia efetiva e barata. Precisam se destacar no seu segmento e aproveitar a situação para crescer no mercado, se diferenciando dos concorrentes e prosperando em meio à esse momento de recessão.

É preciso usar a criatividade para continuar atraindo bons resultados para a sua empresa. Esse é o momento de fazer investimentos certeiros no marketing, transformando números em desempenho e atraindo o consumidor a longo prazo.

 

Qual é a solução?

Você não precisa gastar muito para conquistar consumidores. Existe uma forma muito eficiente de atrair o cliente de forma espontânea e fidelizá-lo, fazendo com que ele não só se torne um consumidor frequente como atraia outras pessoas para o seu negócio. É sobre essa estratégia que falaremos no nosso segundo E-book, que será lançado gratuitamente em breve. Fique de olho!

 

7 motivos pelos quais fazer APENAS publicidade tradicional não vai te ajudar em tempos de crise (Inbound Marketing )

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

1 Comentário

  1. VANESSA disse:

    Quanta coisa. Obrigada mais uma vez. Ser útil, Prezado Ian Castro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *