Inbound Marketing: Entenda a nova forma de fazer marketing

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A forma tradicional de se fazer marketing ficou pouco atrativa e eficaz quando o assunto é conquistar vendas. Independentemente do tamanho ou idade do seu negócio é necessário pensar em estratégias que consigam atingir o seu público alvo.

Inbound marketing é uma forma diferente de trabalhar as estratégias de marketing criando conteúdos ricos de informação que em algum momento irão ajudar a responder as dúvidas de uma pessoa sobre um produto ou serviço similar ao que a sua empresa oferece.

Esse tipo de tática faz com que o cliente procure pela sua empresa, ao invés de encher o cliente com inúmeras propagandas e esperar que ele responda afirmativamente. Para facilitar e dar início a este tipo de estratégia é recomendado a ajuda de um profissional ou agência que entenda desta área.

A seguir iremos falar sobre algumas estratégias e táticas que são realizadas para melhorar a forma de atrair o cliente até o seu conteúdo.

 

Produção de conteúdo para web

A produção de materiais para web é a forma mais comum e utilizada nas estratégias de Inbound Marketing. A pessoa responsável pelo desenvolvimento do conteúdo precisa conhecer bem a empresa de que irá falar, além de ter um excelente conhecimento sobre a área que abordará. Deste modo fica mais fácil criar conteúdos atrativos.

Outro ponto importante que precisa ser levado em consideração na sua estratégia é conhecer para quem você está escrevendo. A buyer persona é a personificação do cliente ideal, aquela que realmente consome os produtos e serviços que a sua empresa oferece e é para ela que você deve escrever.

Qual a idade do seu cliente? Ele possui filhos? Com o que ele trabalha? É casado? É graduado? Algumas perguntas como essas te ajudam a descobrir para quem escrever e assim tornar o conteúdo ainda mais atrativo.

Para conseguir essas informações você pode estar realizando um questionário online e em troca oferecer um conteúdo exclusivo para o seu público. Esta pesquisa pode ser colocada no final de um artigo em seu blog e pedir para que o leitor responda em troca de um conteúdo mais aprofundado sobre o assunto que estava lendo, como um e-book, uma vídeo-aula ou um infográfico mais detalhado do assunto.

Esse tipo de estratégia relacionada ao marketing de conteúdo que o próximo tópico deste artigo.

 

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo te ajuda a desenvolver estratégias para criar e distribuir conteúdos relevantes e valiosos através de diversos canais de comunicação, com a finalidade de conquistar e encantar a sua buyer persona ou público-alvo.

Com uma produção de conteúdo rico e relevante sua empresa pode passar a ser vista como uma especialista na área em que atua, elevando-a a um nível de especialista ou como fonte com grande entendimento de seu nicho, o que é muito importante para fazer com que o potencial consumidor do seu produto se sinta confiante em comprá-lo.

Além disso, com o marketing de conteúdo é possível conhecer melhor o seu possível cliente e entender as suas necessidades. A pessoa que está buscando por informação não está interessada na sua marca, mas em como a sua marca pode ajudar a solucionar os problemas que elas enfrentam. Saber onde e por quais canais ela procura por conteúdo é fundamental para que você possa aparecer como uma possível solução.

É importante estar presente em cada etapa de decisão da compra do cliente. Cada conteúdo oferecido para o seu leitor deve tirar mais dúvidas e conduzi-lo a mais conteúdos informativos. Dessa forma, os laços entre marca e cliente são mais estreitados.

 

Como conduzir o cliente

O funil de vendas é um modelo de estratégia que auxilia a conduzir o cliente em até que a empresa consiga fechar uma venda, por meio de conteúdos informativos e interessantes para cada etapa desse funil.

Esse tipo de estratégia permite estudar quais as melhores formas de identificar as necessidades do seu cliente e assim traçar planos para atrair os leads – potenciais clientes que demonstraram interesse no seu serviço ou produto – e convertê-los em clientes satisfeitos.

O funil é dividido em 3 parte e cada uma possui o seu papel dentro da estratégia:

Topo de FunilInbound Marketing: Entenda a nova forma de fazer marketing (Inbound Marketing )

Nesta etapa o material precisa conquistar a pessoa de primeira para que ele tenha interesse por mais conteúdos que o guiarão pelo funil. É importante convencer que o leitor possui um problema e despertar a sua curiosidade por uma solução.

Meio de Funil

Nesta camada do funil o leitor já percebeu que possui um problema e está procurando por soluções. É nessa hora que a sua empresa aparece oferecendo um conteúdo completo, com as possíveis soluções e as vantagens e desvantagens de cada uma, mostrando total entendimento do assunto e ganhando ainda mais a confiança do seu leitor.

Fundo de Funil

Na última parte do funil o lead está avaliando o seu produto, e essa é a hora de começar a produção de conteúdo focado em vendas. Este é o momento da empresa desenvolver campanhas e promoções para conseguir fechar vendas.

Depois de identificado quem é a sua persona e localizado ela dentro do funil de vendas você começar a produzir os melhores tipos de conteúdos para ela, sendo alguns deles:

  •     Artigo em blogs
  •     Vídeos
  •     Fotografia
  •     Infográfico
  •     E-books e apresentações
  •     Podcasts
  •     E ferramentas interativas

 

Ajude o leitor a encontrar o seu conteúdo com SEO

SEO é um conjunto de estratégias que permitem que o seu site ganhe relevância, elevando o seu ranqueamento nas pesquisas do Google. Assim, quando buscas relacionadas ao seu nicho forem realizadas, você aparecerá na primeira página e será mais facilmente encontrado pelos potenciais clientes.

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Utilize as redes sociais para divulgar o seu conteúdo

Hoje em dia é difícil ter alguém que não participe de nenhuma rede social, quase todos que possuem acesso à internet estão presente em algum tipo de comunidade.

Criar estratégias para compartilhar o seu conteúdo através das redes sociais é fundamental para levar mais pessoas ao seu site. Cada rede social possui sua linguagem e por isso é necessário entender e adaptar o seu conteúdo para cada comunidade, facilitando a atração de mais leads.

 

Inbound marketing é sobre ser encontrado, utilizando os meios disponíveis, como os mecanismos de buscas, sites e rede sociais. É uma estratégia sem foco na propaganda, fazendo uso de um conteúdo rico como arma para atrair, influenciar, conquistar e transformar os leads em clientes.

Para saber mais sobre cada uma dessas táticas, inscreva-se na nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o Inbound Marketing!

 

Jacqueline Gonçalo
Jacqueline Gonçalo
Jacqueline Gonçalo, jornalista apaixonada por comunicação. Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é colaboradora do blog da Intermídias.

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