SEGREDO: Automatizar e-mails pode ser a chave para você aumentar suas vendas!

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Primeiramente: o que é a automação de e-mails?

Automatizar e-mails é uma forma eficaz de fortalecer as relações, se usada corretamente. Ser capaz de fornecer conteúdo relevante a seus contatos gera mais tráfego para seu website, aumenta o engajamento e converte visitantes em compradores.

Com automação de e-mails você pode:

  • manter contato com seus seguidores
  • desenvolver um relacionamento mais forte através de engajamento
  • manter seu negócio na memória do consumidor
  • dinamizar seu funil de vendas

SEGREDO: Automatizar e-mails pode ser a chave para você aumentar suas vendas! (Inbound Marketing )

A automação de e-mail marketing é um serviço de relacionamento com clientes que toda empresa deve usar. Um dos usos mais comuns é quando uma pessoa aceita a chamada para ação contida em um e-mail marketing, como por exemplo clicar em um link para fazer o download de algum material disponível no seu site, solicitar orçamento, etc. Depois de ter feito a ação, a pessoa vai receber um e-mail de agradecimento, ou com instruções para uma próxima ação. Esse e-mail é enviado automaticamente através de uma configuração no sistema de envio e é uma ferramenta poderosa, pois quem a recebe sente uma humanização e gratidão por parte da empresa que o enviou, o que gera um relacionamento mais forte entre cliente e empresa.

 

Como eu posso automatizar meus e-mails?

Recentemente, lançamos um infográfico gratuito indicando os 5 passos para aprender a automatizar e-mails. Você viu?

Para automatizar e-mails de forma completa, com fluxos prioritários, listas dinâmicas e segmentação por clique, é preciso fazer uma série de ações diferentes das tradicionais e isso exige um conhecimento prévio no assunto. Confira 3 dicas de como começar a automatizar e-mails.

 

1.Planeje a sua campanha

Para criar uma campanha de automação de e-mail, você deve decidir quais são seus objetivos. Quais são suas metas? Você possui resultados mensuráveis? Quem são seus alvos?

Seus objetivos devem ser:

  • Alimentar confiança em novos contatos, para direcioná-los através do seu funil de vendas
  • Converter clientes de testes gratuitos em clientes pagantes
  • Desenvolver conhecimento de marca através de conteúdo e educação
  • Atrair tráfego para o seu blog
  • Aumentar o engajamento em suas páginas em redes sociais
  • Criar engajamento contínuo entre seus consumidores para desenvolver o hábito de comprar.

 

2.Conheça as necessidades de compra de seus consumidores

É importante entender o processo de vendas pela perspectiva de seu consumidor também. Note que muitas vezes os consumidores não sabem que precisam de algo oferecido pela sua empresa. É sua função fazer com que ele saiba e seja atraído para os estágios do seu funil de vendas.

3. Crie suas mensagens

Planeje e-mails sucessivos, com seus objetivos finais em mente. Envie cada e-mail construindo com base no anterior. Tenha em mente que você está cultivando seus clientes em etapas progressivas. Crie conteúdo escrito e visual. Escreva seu assunto de e-mail e o texto de seu e-mail baseado seus objetivos e no seu segmento.

 

Hora de começar a aplicar!

SEGREDO: Automatizar e-mails pode ser a chave para você aumentar suas vendas! (Inbound Marketing )

O verdadeiro poder de se automatizar e-mails está na capacidade de customizar mensagens baseadas no estágio que o prospect está na jornada de compra. Um clique na página de preço da empresa, por exemplo, é um sinal de que ele pode estar pronto para comprar.

Entendeu a importância da automação? Se você quer economizar tempo, fortalecer a relação com consumidores e aumentar a conversão do seu e-mail marketing, baixe agora mesmo o nosso infográfico gratuito com os 5 passos para aprender a automatizar e-mails.

 

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é CEO e Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência digital especializada em Inbound Marketing. Certificado pelas principais plataformas de Inbound Marketing (HubSpot, RD Station e MailChimp) e Mídia Online (Google e Facebook) do Brasil. Pós-graduando em Marketing na FGV e Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo da marketing digital e fundou o blog Intermídias em 2007 como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

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