Silvio Sande aumenta conversões em 50% com marketing de performance

Espaços Holos aumenta em 210,87% acessos ao site com SEO Off Page
12 de janeiro de 2015
JVF Empreendimentos Imobiliários vende 34 unidades com ROI de Marketing digital de quase 600%
2 de fevereiro de 2016
Silvio Sande é um portal de cursos online para concursos públicos, especialista na área fiscal. Para que a qualidade de preparação de seus alunos seja a maior possível, os cursos são disponibilizados após estudo detalhado do edital lançado. Foi essa qualidade que conquistou o reconhecimento dos concurseiros mais experientes na área de concursos da área fiscal em apenas alguns anos.

Uma das maiores preocupações de Silvio Sande sempre foi o marketing digital da sua empresa, afinal, o seu público inteiro está online. Para não colocar o seu negócio em risco, ele decidiu não tratar o marketing com amadorismo, no faça você mesmo ­ como fazem muitas empresas que acabam tendo sérios prejuízos causados por erros básicos, cometidos por profissionais inexperientes. Buscando resultados efetivos através do marketing digital, o portal Silvio Sande contratou a Intermídias (Zygon, à época) para tocar as campanhas digitais da empresa.

O desafio dos cursos para concursos públicos

Quem tem algum tipo de relação com o mundo dos concursos (seja trabalhando no ramo ou estudando para eles), sabe que a imprevisibilidade é uma característica que se torna um desafio. Apesar de haverem especulações, não dá pra afirmar quando um edital será lançado de fato. Isso faz com que as vendas dos cursos variem à medida que os editais são publicados (ou não). Não bastando esse movimento natural da área, o corte orçamentário do governo em 2015 complicou um pouco mais o cenário: os concursos federais para o ano seguinte foram suspensos, o que causou uma quebra de expectativa muito grande entre os concurseiros.

Como aumentar a receita do portal sem concursos?

Analisando os resultados de campanhas anteriores, percebemos que o que mais atraía o público de Silvio Sande eram as ofertas e promoções. Enxergamos na Black Friday uma oportunidade para impulsionar as vendas, e oferecemos 50% de desconto em todos os cursos e pacotes do portal. Assim como no ano anterior, a promoção aconteceu na sexta-­feira e foi prolongada até o domingo seguinte. Para que a venda nas semanas anteriores à Black Friday não caíssem, decidimos divulgar a promoção para os alunos do site com apenas um dia de antecedência. Por email, todos souberam do desconto e a duração da oferta. Já nas redes sociais e rede de display do Google, a campanha só foi ativada durante a promoção.

Fizemos uma campanha de mídia online segmentada para pessoas com interesse em preparação para teste e tutoria, empregos no governo e setor público, empregos administrativos e de escritório e empregos em contabilidade ­ ou seja, apenas pessoas que eram potenciais clientes. Com a segmentação mais fechada, buscamos uma maior assertividade na exibição dos banners na rede de display. Para otimizar recursos, direcionamos inicialmente a campanha para os principais estados onde estavam os públicos de Silvio Sande: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, e também para Salvador e Campo Grande (MS).

53.61%

de crescimento nas vendas

25%

das vendas do mês

Ajustando os parafusos e chegando ao sucesso

No primeiro dia de campanha, os resultados ainda não estavam satisfatórios. No fim da tarde as vendas ainda não tinham alcançado os números da sexta-­feira do ano anterior. Apesar de ser apenas um começo, isso já representava um terço do prazo que tínhamos disponível. A nossa meta era superar as vendas, e àquele passo, isso não seria possível. Analisando rapidamente a campanha, percebemos que uma boa porcentagem do tráfego do site era proveniente de cliques em banners. Sabendo disso, triplicamos o orçamento que era geralmente utilizado com o cliente.

Comparando com o mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 53,61% nas vendas do portal. Além disso, o volume de vendas realizadas apenas nesses três dias​de campanha, representou um quarto das vendas do mês inteiro. Esse resultado só foi possível porque a campanha foi assertiva tanto quando analisou o comportamento do público consumidor, quanto foi bem segmentada para pessoas que tinham as maiores chances de se tornarem clientes.

Ian Castro
Ian Castro
Ian Castro é Head of Inbound Marketing na Intermídias, agência especializada em Inbound Marketing & Marketing Digital para PMEs. Graduado em Comunicação na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, sempre esteve imerso no mundo do marketing digital e fundou o blog Intermídias como um reflexo da sua prática profissional com comunicação digital e mídias sociais, além dos estudos que desenvolve sobre as possibilidades que o ambiente digital traz a prática publicitária. [currículo completo]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *